A taxa anual de inflação do consumidor da zona do euro atingiu a máxima histórica de 7,4% em, superando o registro anterior de março de 5,9% registrado em fevereiro, segundo dados finais divulgados nesta quinta-feira (21).
Os casos de março do CPI (sigla em inglês para indicador), ficaram abaixo da leitura preliminar e um pouco de análise de resultados consultados pelo The Wall Street Journal, 7,5% em ambos os casos.
O CPI record, pela Eurostat (agência de estatísticas da União Europeia), foi divulgado para que o BCE (Banco Central Europeu) aperte a política monetária. A meta de inflação do BCE é de 2% ao ano.
Em Rússia e Ucrânia, a inflação da guerra entre a zona do euro avançou apenas 2,4% entre fevereiro e março, mas o consenso do mercado um pouco de aumento de 2,5%.
O núcleo do bloco europeu, que desconsidera os preços de energia e de alimentos (que mais ganho anual de 2,9% em março, também é um pouco menor do que uma estimativa prévia (que foi de 3% ).
Em relação a crazyeiro, o núcleo do índice avançou 1,2%.
Ainda não Sem investimento externo? Estrategista da XP dá aula gratuita sobre como virar sócio das maiores empresas do mundo, direto do seu celular – e sem falar inglês
No Comment! Be the first one.