O extrato com os valores e dados de pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já está disponível para consulta tanto pelo aplicativo, como pelo site do Meu INSS.
É que você provavelmente também gosta:
INSS: confira os principais documentos para solicitar uma aposentadoria especial
INSS: veja como consultar o resultado da perícia pela internet
Antecipação do 13º salário
Em março, o presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) anunciou um decreto que antecipação do 13º salário. Assim, este é o terceiro ano consecutivo que os seguros do INSS recebem o abono antes das datas tradicionais, nos meses de agosto e dezembro.
Em 2020 e 2021 a antecipação aconteceu por causa da pandemia de covid-19, com o intuito de injetar dinheiro e estimular a economiaque estava sendo decidida.
Com a antecipação do 13º do INSS a economia receberá uma injeção de R$ 5,7 bilhões, de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência. Desse valor, R$ 28,35 bilhões corresponde à primeira parcela, que é referente à competência de abril e será paga entre o final do início de maio. A outra parte corresponde à segunda, de competência do mês de maio, que deve ser paga no final de maio e início de junho.
Com exceção dos cidadãos que se aposentaram depois de janeiro, que terão o valor calculado proporcionalmente, a maioria dos aposentados e pensionistas do INSS receberão 50% do 13º salário na primeira parcela.
Auxílio-doença
Quem recebe benefício por benefício menor, conforme a duração do benefício menor, conforme a duração do benefício.
Já os seguros que recebem benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por lei, não têm direito ao abono.
Como consultar o 13º salário do INSS?
O INSS providencia de três meios para o segurado realizar uma consulta, confira.
Por telefone
Para obter informações referentes aos benefícios do INSS, o seguro pode entrar em contato através da central de atendimento pelo número 135, que funciona segunda a sábado, das 7h às 22h.
Ao ser atendido, o cidadão deve informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais, para evitar fraudes, além de informar sobre qual benefício deseja receber informações.
Local do Pelo
O site Meu INSS haverá vários serviços digitais do INSS e ao acesso, o segurado deve fazer o login, logo depois clicando em “Extrato de Pagamento”, onde poderá consultar o extrato e detalhes do benefício.
Pelo aplicativo
No smartphone é possível realizar a consulta por meio do aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS, da mesma forma que pelo site. O usuário deve fazer o login para ter acesso aos serviços disponíveis, entre eles o extrato de pagamento.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então nos siga no canal não Youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Contração muscular. Assim, você acompanhará tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com