Uma das novidades do mercado financeiro nos últimos anos é o conceito de Open Banking. Basicamente, trata-se de um conjunto de regras e tecnologias que permitem aos clientes compartilhamento de dados e serviços entre instituições financeiras. Isso acontece por meio da integração de seus respectivos sistemas.
Com isso, através do seu consentimento, deve compartilhar informações de um cliente. Tudo deixa o processo mais transparente e pode ajudar os brasileiros a conseguirem mais crédito na praça. Na verdade, esse é o objetivo maior. Então, para saber mais, confira a seguir.
É que você provavelmente também gosta:
Nova fase vai permitir a contratação do Open Banking
Open Banking pode ajudar milhões de brasileiros a conseguir crédito
Assim, como explicamos, o princípio fundamental do Open Banking é o compartilhamento de dados com o consentimento do usuário. Nada é feito sem sua autorização, e ao fazer essa troca de informações, você tem vantagem de obter acesso a crédito com mais facilidade.
De acordo com levantamento feito pela Serasa Experian, o Open Banking deve possibilitar a inclusão de 4,6 milhões de brasileiros no mercado de crédito e injetar R$ 760 bilhões n / D economia nos próximos 10 anos.
Além disso esse dinheiro pode retomar o comércio e serviços, ajudar na que dinheiro com a pandemia. Segundo a Serasa, esse também de compartilhamento de informações bancárias entre instituições financeiras e usuários pode tornar uma oferta de crédito mais assertiva. Portanto, quanto mais transparência, mais segurança para as instituições.
Por fim, com esta nova fórmula de avaliação do Serasa, que não inclui apenas dados negativos, é considerada mais gente apta ao crédito. No caso do Cadastro Positivo, segundo presidente da ANBC, Elias Sfeir, em entrevista à imprensa, o programa vem beneficiando pessoas há quase 3 anos. Com ele, muita gente passou a ser visível no mercado depois disso, e é justamente este o objetivo do Open Banking.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: ra2 studio / Shutterstock.com