A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recebeu alerta divulgado pela Rede Internacional de Autoridades Alimentar (Infosan) sobre o surto de Salmonella Typhimurium em chocolates da marca Kinder. Segundo o aviso, o Brasil não está na lista de países para os quais o produto foi distribuído.
Em nota, a Anvisa afirmou que está monitorando as informações das autoridades Europa sobre os casos de infecção pela Salmonella Typhimurium associados ao consumo de chocolates da empresa Ferrero, diferentes na Bélgica e distribuídos para países.
Os representantes da empresa no Brasil enviaram comunicado oficial à Anvisa, na Bélgica, na fábrica em Arlon, na Bélgica, e que as operações foram suspensas. A empresa informou ainda que começou a reproduzir os produtos em todos os países de destino e que não atende aos chocolates no Brasil
Como medida de prevenção, a agência recomenda aos consumidores que tenham ou pretendem comprar chocolates da marca Kinder do fabricante, que não seja identificado pelo produto, especialmente de Arlon, na Bélgica. “A Anvisa segue o monitoramento do caso junto à empresa e acompanha as informações veiculadas por outras autoridades internacionais”.
Os produtos Kinder feitos na fábrica que apresentaram o problema são:
- Kinder Surpresa Maxi 100g
- Kinder Surpresa 1 x 20 g (20 g), 3 x 20 g (60 g) e 4 x 20 g (80 g)
- Kinder Schokobons BRANCO 200 g
- Kinder Schokobons 125 g, 200 ge 300 g
- Kinder Mix Peluche 133 g
- Calendário do Advento Kinder Mix 127 g
- Kinder Mini Ovos de Avelã 100 g
- Mistura de Mini Ovos Kinder 250 g
- Kinder Happy Moments 162 g
Notificação do Ministério da Justiça
Ontem, o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), notificou a Ferrero do Brasil para que apresentasse esclarecimentos sobre a segurança do produto no pais ou formalizasse o recall do chocolate.
Em nota enviada ao InfoMoneya Ferr do Brasil afirmou que não foi recebido “qualquer notificação oficial sobre possíveis notificações em relação a efeitos de intoxicação por salmonella em Kinder Europa e esclarecimento que recebeu, a partir da imprensa, a informação sobre o caso”.
A que entrou em contato voluntariamente com a Anvisa para obter os detalhes e se informações da empresa foram fornecidas para quaisquer outros.
“A Ferrero reitera que o recall voluntário que vem sendo realizado em outros países refere-se apenas a produtos das linhas Kinder Surprise, Kinder Mini Eggs, Kinder Surprise Maxi 100g e Kinder Schokobons fabricados em Arlon, Bélgica. Estes produtos não são vendidos pela Ferrero no Brasil, portanto não há que falar em retirada destes itens do país”.
9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em Dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!
No Comment! Be the first one.