Filmes de zumbi fazem parte do pódio dos filmes de terror. Além da maioria das produções acessíveis, já que a maioria das produções conta com orçamento baixo, eles conseguem um fiel. Contudo, às vezes, o mercado acaba sendo saturado desse tipo de produção, com isso, e elas somem por um tempo.
Mas você já se perguntou qual foi o primeiro filme sobre zumbi? A resposta é: “White Zombie”, de 1932. O filme foi dirigido por Victor Halperin, e estrelado pelo mestre do terror Bela Lugosi. Na história ele interpretava o maléfico Legendre, que, no Haiti, transforma pessoas, trabalhadores em trabalhadores zumbis com a ajuda de uma poção misteriosa.
A atuação do ator foi o suficiente para convencer o público. Por isso, logo depois, os zumbis aparecem de novo na sequência “Revolt of the Zombies”, de 1936. Pelas décadas, a poção mágica que transforma uma pessoa em contínuo fazendo sucesso.
Zumbi

Nerd Poltrona
Em 1968, um novo conceito para os zumbis foi criado pelo diretor americano George Romero. Ele o lado do Haiti e as poções e apresentados aos espectadores os cadáveres putrefatos que se movimentam de um jeito estranho, fazem barulhos e se alimentam de cérebros humanos.
Esse conceito de zumbi pode ser visto no filme “Noite dos Mortos-Vivos”, que é considerado o pai dos modernos de zumbi. Contudo, uma curiosidade é que no de Romero, em como criaturas chamadas de zumbis, ou que as pessoas da história não podem mostrar que estão filmando ali.
Como dissemos, normalmente, os filmes de zumbis têm um orçamento baixo para os padrões de Hollywood. Por exemplo, “Noite dos Mortos-Vivos” foi produzido com pouco mais de 100 mil dólares e teve duas sequências: “Zombie, Despertar dos Mortos”, em 1978, e “Madrugada dos Mortos” em 2004.
O longa 2004 mostrou a preferência por filmes de zumbis pode oscilar, mas que os mortos-vivos nunca foram de ser populares. Tanto que, em seu final de semana de estreia nos Estados Unidos, “Madrugada dos Mortos” ficou no primeiro lugar das bilheterias. Ao todo foram 27,3 milhões de dólares.
Outra vertente

Clube do Inferno
Além disso, os anos 2000 foram marcados por filmes pós-apocalípticos protagonizados por zumbis, e vários deles não se levaram a sério. Até porque, como o cenário onde essas histórias se passam já são o possível, alguns mais longas optam por ir para um lado mais cômico como uma forma de escapar do esperado terror para um filme de zumbi. Como por exemplo:
1 – Meu namorado é um Zumbi
Um apocalipse zumbi não é o cenário ideal para o início de um romance. Mas, vez ou outra, isso acabou de calor da emoção. Normalmente, esse caso Se há dois sobreviventes que, após um próximo encerramento, os mortos morrem em um lugar, afastando os mortos. Só que a situação fica um pouco mais complicado quando uma humana se apaixona por um zumbi e vice-versa.
É justamente esse o enredo de “Meu Namorado é um Zumbi”. Como zumbi se a situação já não fosse o suficiente, Julie, a sobrevivente, se apaixona pelo responsável por devorar seu namorado. Embora a poder possa funcionar meio estupida se quiser, ela pode funcionar muito bem. Além de contar com personagens agradáveis, o filme possui uma atmosfera divertida e muito agradável. O longa também desenvolve muito, aliás, a perspectiva do porquê de os zumbis agirem bem da maneira que os zumbis fazem.
2 – ParaNorman
Esse filme é para quem gosta de animações no estilo stop motion com uma pegada sombria. O longa apresenta um garoto que nasceu com a capacidade de se comunicar com os mortos. Sendo assim, finalmente, Norman acaba ajudando os mortos a abandonarem suas covas. Claro que isso não resultou em uma coisa boa.
Apesar da atmosfera sinistra, o filme consegue manter o tom leve e levanta questionamentos instigantes. “ParaNorman” consegue atrair a curiosidade que as crianças têm em relação à morte e ainda assim ser realmente interessante para os adultos. Além disso, o longa mistura uma variedade de elementos do terror e do sobrenatural.
3 – Zumbilândia
Dos filmes de zumbi dos anos 2000, um que conseguiu trazer o interesse do público de volta para essa narrativa foi “Zumbilândia”.
Revitalizando totalmente o modo de apresentação do apocalipse zumbi, o longa, dirigido por Ruben Fleischer, gira em torno de um nerd que, buscando sobreviver ao fim do mundo, elaborando um conjunto de regras que vai compartilhar com o público. Algumas podem, e talvez até devem, ser levadas para a vida. Contando com um roteiro inteligente, diversas surpresas e icônicas participações, “Zumbilândia” é um ótimo filme de zumbi para assistir, caso você ainda não tenha feito.
Fonte: Superinteressante
Imagens: Youtube, Nerd Poltrona, Clube do Inferno
Esse conteúdo Qual foi o primeiro filme de zumbi? foi criado pelo site Fatos Desconhecidos.
No Comment! Be the first one.