A 59ª turma de medicina da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Coletivo Quilombo Ubuntu homenageiam, nesta sexta-feira (8), no Teatro de Arena da instituição, cadáveres negros usados para estudos no Laboratório de Anatomia.
Iniciativa Estudantes Estudantis da Turma, a Honra dos Estudantes Recomendados pela Diretoria Executiva de Humanos da Instituição Direitos e do Centro Acadêmico Adolfo Lutz, que reúne estudantes de medicina. Nenhum evento, será inaugurada uma placa, que posteriormente será afixada no Laboratório de Anatomia do Instituto de Biologia (IB).
A diretora executiva de Direitos Humanos da Unicamp, professora Silvia Maria Santiago, afirmou que a ação traz à discussão o papel do negro na universidade. “Negro é aquele que está construído como paredes ou que depois os espaços limpos, ou aquele que na mesa fria de uma sala de anatomia? Ou o lugar do negro pode ser o lugar do estudante, o lugar do pesquisador, o lugar do técnico especializado do docente?”, questionou.
“Nós estamos destacando a reverência, que o negro pode ocupar um lugar frente de dentro das universidades”, disse. Os usadoses no laboratório da instituição são, em sua maioria, cadáveres de pessoas negras. Em geral, segundo Silvia os estudos são conhecidos a pessoas em geral.
A professora contornou que essa turma de medicina despertou para a questão dos cadáveres negros do laboratório no ano passado, primeiro ano na universidade, durante aula sobre ética médica, em que Silvia falou sobre racismo na universidade e na sociedade. “Foi chocante para o estudante negro, quando começaram seus estudos na anatomia, perceberam que a maior parte dos corpos negros era de negros, então eles questionaram a maioria que ser de corpos negros.”
Neste ano, surgiu uma proposta de homenagem, iniciativa dos estudantes negros da turma, que contornou com o apoio dos colegas, professores e da universidade. A programação ainda está para os eventos musicais de Fabiana Cozza, cantora e doutoranda pelo Instituto de Artes (IA); Ilessi, cantora, compositora e doutoranda pelo IA; Douglas Alonso, percussionista e professor, e Marília Corrêa, cantora e compositora.
Saiba mais
+ Nova Montana: 3ª geração da picape da Chevrolet chega em 2023
+ Ômicron: Sintoma inesperado da emergência em crianças preocupações médicas
+ Vendedores do Mercadão de SP ameaçam clientes com golpe da fruta
+ Vídeo: Mãe é atacada nas redes sociais ao usar roupa justa para levar filho à escola
+ Horóscopo: confira uma previsão de hoje para seu signo
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ ‘Ictiossauro-monstro’ é descoberto na Colômbia
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Verificar o resultado
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identificação lula gigante responsável por naufrágio de navio 2011
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
No Comment! Be the first one.