O presidente Jair Bolsonaro anunciou na última quinta-feira (7) que o governo deve rebaixar a classificação da Pandemia da Covid-19 para endemia em breve. Essa não é a primeira vez que o tema é discutido pelo governo. Bolsonaro chegou a dizer que a reclassificação ocorreu no fim de março, mas a medida foi adiada.
“Eu acho que nos próximos dias, passaremos de pandemia para endemia. Até conversei agora com o Fausto [presidente do Banco do Brasil]. Quem tá de máscara aí, porventura, ele acabou de dizer para mim que é facultativo, não é obrigado usar máscara mas. A gente vai se adequando, a gente vai buscando cada vez mais agir de forma correta no tocante a essa pandemia que está acabando”, disse o presidente ontem.
publicidade
A troca para endemia faz com que a Covid-19 permita ser tratada como uma emergência de saúde. Com isso, normas em caráter simbólico, tomadas pelo governo de validade. Essa classificação, no entanto, é normalmente feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que ainda não possui previsão para rebaixar a pandemia. No cenário atual, o Ministério da Saúde poderá tomar uma decisão por conta própria.
Mas o que significa uma endemia?
Segundo a OMS, as pandemias geralmente iniciam com taxas de mortalidade por mortalidade mais altas do que as observadas nas seguintes. Evidentemente esse é um percurso geral já que as doenças possuem particularidades que as tornam imprevisíveis. As incertezas causadas por exemplo, desafiam os hábitos da população mundial e também os conhecimentos da transmissão, formas de prevenção, medicamentos de, ciência, entre outros.
Leia também!
Com uma redução na transmissão, a Covid-19 pode tornar uma endemia, nesse caso, é uma condição sazonal, em que o vírus surge de tempos em tempos. A dengue, por exemplo, é considerada uma doença endêmica no Brasil, já que é registrado um aumento de casos em uma época específica, no caso, o verão. Assim como a febre amarela no norte do país.
Quando uma doença determinada é endêmica, ela está constantemente presente em uma área determinada. Pode haver um certo nível de flutuação nos casos sob certas condições, como por exemplo, com a gripe durante o inverno.
Já assistu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? inscreva-se no canal!
No Comment! Be the first one.