No último dia 1º de abril, 300 drones formaram, nos céus de Dallas, nos Estados Unidos, um misterioso Código QR gigante que podia ser visto de diversos pontos da cidade. Quem teve a curiosidade de escanear o código uma surpresa recebida: assim que o link foi aberto, seus smartphones tocaram o videoclipe da música “Never Gonna Give You Up”, do cantor Rick Astley, no YouTube.
A apresentação durou 20 minutos, o suficiente para muita gente cair na pegadinha criada pela empresa-americana Sky Elements, especializada em fazer shows aéreos com drones.
Drones formam QR Code gigante no centro de Dallas, no Texas — Foto: Reprodução/Sky Elements Drone Shows
O “Rickroll”, nome dado para esse tipo de trollagem, consiste em deixar o link do clipe de “Never Gonna Give You Up” junto a uma mensagem impactante, como uma notícia bombástica, por exemplo. A pessoa clica no link e acaba “apresentada” com o vídeo.
A brincadeira teve início em 2007 e começou pela internet nos seguintes anos, principalmente pelos encurtadores de links. Naquela época, era quase impossível frequentar redes sociais sem abrir o vídeo de “Never Gonna Give You Up” por engano.
Pegadinha do “Rickroll” teve início em 2007 e nunca mais parou — Foto: Reprodução/Sky Elements Drone Shows
O “Rickroll” acabou resgatando a carreira de Rick Astley, e a canção, lançada em 1987, voltou a figurar em diversos comerciais e programas de TV, desde o desenho South Park até a série Ted Lasso. Em julho de 2021, o vídeo oficial da música atingiu 1 bilhão de visualizações YouTube.
Segundo Preston Ward, piloto-chefe da Sky Elements, foram usados 300 drones com localização por GPS e LEDs com capacidade de brilho de mil lumens. Ele também revelou que a ideia partiu do influenciador e especialista em marketing Jared Guynes, que tinha visto um QR Code gigante feito pela empresa para divulgar a série Halo, da Paramount+.
Quando eu dei conta que a tecnologia de drones avançou ao ponto de fazer um QR Code no céu, logo pensei que seria possível programar um QR Code para literalmente fazer um roll no ar
— Jared Guynes, ao site Dallas Observer
Com informações de Observador de Dallas e Elementos do Céu
No Comment! Be the first one.