UMA Pandemia da Covid-19 mostrou ao mundo a necessidade de rápidos avanços tecnológicos na medicina. Entre esses avanços é uma realidade aumentada, que nos últimos anos está presente em algumas empresas que combinam essa tecnologia com saúde.
O que é realidade aumentada?
Diferentemente da realidade virtualque quer inserir o usuário em um cenário completamente distinto do mundo reala realidade aumentada quer-lo atento ao mundo real.
publicidade
A ideia é aumentar seu conhecimento imediatamente do mundo ao seu redor. Para isso, insira informações curtas, diretas e relevantes nele. Isso permite maior interação e aumenta como possibilidades de execução de tarefas. Assim, o usuário entra no mundo virtual para interagir com objetos limitados à sua imaginação. É nessa interação que o recurso pode ajudar em tratamentos médicos.
Um exemplo de uso do recurso está na Orentt Medical, empresa recém-chegada no mercado brasileiro que conta com ajuda da tecnologia de realidade aumentada na medicina. Para recursos garantidos do seu público-alvo, a trabalhará com completo realidade virtual e realidade aumentada, além de começar a estudar a possibilidade de incluir o metaverso em seus projetos.

Tecnologia na medicina
“Nosso maior diferencial está relacionado a trazer o ensino interdisciplinar, entre especialidades diferentes. Trazendo atividades únicas e exclusivas para contribuir para o legado da educação médica do Brasil”, contorno em entrevista exclusiva ao Olhar Digitala fundadora e sócio-diretora da Orentt Medical, Valéria Ribeiro.
A fundadora da empresa relata que as tecnologias de realidade aumentada e virtual já são necessidades tardias da atualidade. Ribeiro utiliza o exemplo das cirurgias robóticas, que foram recentemente regulamentadas pelo Conselho de Medicina do Brasil.
Entre os objetos utilizados por médicos com realidade aumentada estão incluídos smartphones, câmeras, óculos inteligentes e até mesmo capacetes com interfaces completas. Integrando isso com as cirurgias robóticas, aprovados recentemente no Brasil, é possível procedimentos com muito mais agilidade e precisão.
Ao ser questionada sobre a importância da medicina, Valéria Ribeiro tecnologia que a telemedicina é uma realidade, assim como a cirurgia robótica, mas ainda é necessário investir mais nos recursos tecnológicos. “O mercado acabando fazendo mais do mesmo”, lamentou.
Leia também!
Já assistu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? inscreva-se no canal!
No Comment! Be the first one.