
Por Daniel Trotta
(Reuters) – Uma pessoa foi baleada na estrada nos Estados Unidos a cada 17 horas em 2021, de acordo com uma nova contagem de violência no trânsito.
Ao todo, 131 pessoas foram mortas e 391 ficaram feridas por tiros em um total de 522 vítimas de violência nas estradas em 2021, disse o grupo de controle de armas Everytown for Gun Safety em um relatório divulgado esta semana.
Isso representa um salto significativo de 73 mortos e 166 feridos em 2016, um aumento que os autores do relatório suspeitam estar ligado ao estresse causado pela pandemia de coronavírus.
O número de tiroteios para 2021 corresponde a uma pessoa baleada em um confronto de raiva no trânsito a cada 17 horas, mais que o dobro da taxa de uma pessoa a cada 37 horas em 2016.
Everytown, que é financiado em grande parte pelo ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg, citou seu banco de dados, compilado a partir de 7.500 fontes, principalmente agências de aplicação da lei.
O grupo de controle de armas disse que mais pesquisas são necessárias para determinar as razões do aumento nos tiroteios, mas que o aumento das mortes por armas de fogo se correlacionou com outras tendências observadas durante a pandemia, como o aumento das vendas de armas e tiroteios.
O grupo de direitos de armas Gun Owners of America (GOA) acusou Everytown de destacar as ações de criminosos para infringir os direitos dos proprietários responsáveis de armas.
“Pura e simplesmente – é ilegal ameaçar alguém ou usar força letal com uma arma de fogo para resolver uma disputa de raiva na estrada. Esta história é apenas uma distração e uma desculpa para os grileiros alegarem mais uma vez que, se removermos as armas das mãos de bons pessoas, os criminosos vão parar de infringir a lei”, disse Erich Pratt, vice-presidente sênior da GOA, em comunicado.
Outros grupos, incluindo a Automobile Association of America, documentaram o aumento da raiva nas estradas. A American Psychological Association diz que os jovens do sexo masculino são os mais propensos a apresentar comportamento agressivo ou raivoso em relação a outros motoristas.
“De 2016 a 2019, cerca de um terço dos incidentes de raiva no trânsito envolvendo uma arma resultaram em ferimentos ou morte. Em 2021, quase dois terços resultaram”, disse Everytown.
No Comment! Be the first one.