
2/2
Por Joyce Lee e Heekyong Yang
SEUL (Reuters) – A Samsung Electronics Co Ltd divulgou nesta quinta-feira um salto estimado de 50% no lucro operacional trimestral para registrar seu maior lucro no primeiro trimestre desde 2018, superando as expectativas, uma vez que a demanda sólida sustentou os preços dos chips de memória.
Os lucros da maior fabricante de chips de memória e smartphones do mundo também foram apoiados por vendas de smartphones no trimestre, juntamente com uma interrupção em uma fábrica de chips NAND Flash rival, disseram analistas.
A Samsung (KS:) colocou seu lucro no primeiro trimestre em 14,1 trilhões de won (US$ 11,6 bilhões) em uma divulgação preliminar de ganhos, contra um Refinitiv SmartEstimate de 13,3 trilhões de won. A receita provavelmente aumentou 18% em relação ao mesmo período do ano anterior, para um recorde de 77 trilhões de won, também acima das expectativas do mercado.
“A orientação superou as expectativas do mercado, provavelmente devido aos embarques de chips de memória e preços melhores do que o esperado”, disse Park Sung-soon, analista da Cape Investment & Securities.
Embora os preços dos chips de memória tenham caído no primeiro trimestre, analistas disseram que a sólida demanda de clientes de data centers, bem como investimentos cautelosos por fabricantes de chips e expansão de capacidade limitada impulsionaram os ganhos com chips da Samsung, que representam cerca de metade de seus lucros totais.
A fabricante de chips também provavelmente se beneficiou de uma interrupção em uma fábrica de chips NAND Flash rival de propriedade da japonesa Kioxia e da empresa americana Western Digital (NASDAQ:) devido à contaminação de matérias-primas.
“Após o problema de contaminação na Kioxia, acho que houve pedidos urgentes de chips NAND Flash feitos para a Samsung para produtos que deveriam ser protegidos da Kioxia”, disse Park.
A interrupção na fábrica de Kioxia no início de fevereiro deve elevar os preços do NAND Flash em 5% a 10%, compensando os efeitos dos estoques modestamente altos mantidos pelos compradores, disse o provedor de dados TrendForce.
A Samsung vendeu cerca de 72 milhões de smartphones no primeiro trimestre, disse a Counterpoint Research, uma queda de cerca de 11% em relação ao ano anterior, principalmente devido ao lançamento mais tarde do que o normal de seu mais novo smartphone principal, o Galaxy S22.
A série Galaxy S22 vendeu globalmente cerca de 50% a mais na primeira semana após seu lançamento no final de fevereiro do que seu modelo anterior S21, de acordo com Sujeong Lim, diretor associado da Counterpoint.
Estima-se que a Samsung tenha vendido pouco mais de 6 milhões de unidades da série S22 até o final de março, disse Lim, acrescentando que as vendas estavam de acordo com as expectativas iniciais.
A Samsung deve divulgar resultados detalhados em 28 de abril, quando os investidores estarão interessados em ouvir comentários sobre seus planos de fusões e aquisições, como planeja operar seus negócios de chips de memória para aumentar a lucratividade e as perspectivas de demanda de chips.
As ações da Samsung caíram 0,2% nas negociações da manhã, contra uma queda de 0,9% no mercado mais amplo.
(US$ 1 = 1.218,1800 ganhos)
No Comment! Be the first one.