O cenário macroeconômico nacional, com aumento da inflação e dos juros, é o principal motivo de preocupação atual para a Multilaser (MLAS3). “Essa subida dos juros é muito preocupante porque retrai o consumo e a economia um todo”, disse o CEO da companhia segura, Alexandre Ostroecki, em live do moeda de informação.
O executivo destacou que o Brasil está quase 40 anos com pouco crescimento em termos de produtividade, o que faz com que o país vai ficar para outros em comparação com outros países. “Salvo engano, de todas as economias do mundo, com exceção da Venezuela e outras poucas nações, o nosso país foi o que menos cresceu no planeta Terra desde a Constituição de 1988.”
live faz parte do projeto nascido para resultadosem que o moeda de informação entrevista CEOs e diretores de empresas de capital aberto, no Brasil e no exterior. Eles falam sobre o balanço do quarto trimestre de 2021 e sobre perspectivas. Para acompanhar todas as entrevistas da série, se inscreve no canal do InfoMoney YouTube.
Leia também:
Entre os gargalos que atrapalham a alavancagem da produtividade, o executivo citou como exemplos a burocracia, questões trabalhistas e fiscais e “regras que mudam o tempo todo”. Para Otros, esses medos são, vez que as empresas globais, que, por sua compreensão, têm que se instalar o Brasil e enfrentar “essas organizações jurídicas e tributárias”.
Dentro desse cenário, a Multilaser espaço definido para fechar parcerias e diversificar seus produtos. A empresa, conhecida por fabricante e coercialização de produtos de tecnologia, como teclados e mouses para computadores, adquiriu recentemente uma fábrica de motocicletas elétricas em Manaus (AM), com previsão para início de produção no segundo semestre de 2022, entrou no mercado pet e tem de ingressar planos também no mercado dedrones.
Segundo o CEO, a Multilaser lança 5 novos itens por dia e conta com um portfólio de 6 mil produtos. “Há uma rotatividade muito grande. A cada 1.000 novos produtos lançados, descontinuamos uns 500 a 600 itens. A conta é sempre positiva.”
Risco de desabastecimento
Ostrowiecki ocorreu um risco de risco um primeiro de desabastecimento como aconteceu na China de suprimentos de tecnologia ao longo de 2020 e um alerta1, embora o primeiro semestre de novas variantes do Covid-19
Entretanto, o custo executivo chamou a atenção para a alta nos de produção e distribuição de componentes eletrônicos nesse período. O frete marítimo, segundo ele, ficou 13 vezes mais caro, o dólar, que agora vem dando sinais de resfriamento, chegou a subir 40% e o preço de todo o dobrou, o que levou a Multilaser (ea indústria) a precisar repassar preços ao consumidor.
De acordo com ele, ao longo do primeiro trimestre de 2022 a situação parece dar sinais de reversão, com o dólar cedendo, uma estabilização nos preços dos componentes e iniciativas anunciadas pelo Governo Federal, como redução no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e uma medida editada para reduzir a taxa dos fretes marítimos.
O CEO da Multilaser comentou ainda sobre uma “concorrência de algumas empresas do setor de varejo, principalmente chinesas”. “Existem certas brechas que algumas empresas têm procurado para mandar produtos ilegais com notas subfaturadas. O mercado formal tem regras iguais para todos, mas isso não é licença para cometer erros”, disse.
O executivo também falou sobre as iniciativas ESG desenvolvidas pela Multilaser, possibilidade de novas aquisições, e revelou se a empresa pode explorar a venda de produtos para as classes A e B. massa de água.
Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.
No Comment! Be the first one.