Para quem vive com o orçamento apertado, existem alguns pontos que é necessário prestar atenção para melhorar sua situação financeira.
Antes de mais nada é necessário estar atento às suas ações próprias e consumo. Só a partir disso, será possível criar novos costumes e hábitos financeiros.
Sendo assim, confira abaixo, quatro dicas importantes para você parar de perder dinheiro.
É que você provavelmente também gosta:
Mercado eleva a projeção da projeção pela 11ª vez ano
Quatro hábitos financeiros que fazem você perder dinheiro
1. Descuido com a saúde mental e física
Antes de mais nada, cuidar da saúde é uma ação fundamental. Só assim você vai conseguir se manter fisicamente e psicologicamente bem.
Quando você se preocupa com o tempo todo, o seu sistema nervoso se torna em fugir da questão da preocupação. Ou seja, os níveis de cortisol aumentam como resposta imune do corpo e aumentam.
Dessa forma, manter o controle da sua saúde é fundamental não só para a sua qualidade de vida, como também impede a compra de itens por impulso. Sendo assim, equilibrado já os seus hábitos financeiros é importante que isso pode melhorar o seu dia a dia.
2. Falta de planejamento mensal
Outro ponto que pode prejudicar seus hábitos financeiros é uma mania de gastar sem planejamento prévio. Em suma, é normal que nem todos os gastos possam ser antecipados. Entretanto, há vários gastos que podem e devem ser pré-contabilizados.
Sendo assim, é fundamental calcular os gastos. Porém, também é um traje positivo que pode ajudar a terminar o ano com uma reserva generosa. Ao criar uma planilha com os custos possíveis da família, também é financeira. Só assim, será possível fazer um bom planejamento.
3. Ter o hábito de comprar por impulso
De acordo com um levantamento do SPC Brasil e da CNDL, de 2018, quase 6 em 10 pessoas fazem compras por impulso e, assim, prejudicam seus hábitos financeiros. O crédito disponível e possibilidade de parcelamento fazem com que a pessoa compre além do que pode.
Sendo assim, antes de qualquer compra, é necessário racionalizar como transações e compreender se de fato a compra é útil, compatível com seu poder aquisitivo, e se não é uma compra impulsiva.
4. Não se educar financeiramente por achar que o assunto é difícil de entender
De acordo com uma pesquisa feita pelo SPC, 8 em cada 10 dinheiro os brasileiros não conseguem administrar o próprio.
Entre os seguinte, mais de 1/3 desconhecia o valor das contas que venceriam no mês. Sendo assim, o mostra que o relatório brasileiro ainda não conhece a importância da educação financeira.
Em suma existe uma política geral de segurança é complicada para ser pela população, assunto. Sendo assim, se você ainda não tem controle sobre as suas finanças, é hora de aprender. Hoje em dia, os modos de aprendizado são didáticos e vários cursos gratuitos gratuitos.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então nos siga no canal não YouTube e em nossas redes sociais, como o o Facebook, Twitter, Instagrame Contração muscular. Assim, você acompanhará tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: fizkes / Shutterstock.com