Segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços), um em cada quatro transações comerciais que envolve o cartão de crédito é feito por aproximação. E, conforme estimativas, o fim de fazer o cartão por aproximação deve representar a metade das transações realizadas no Brasil, até o fim de 2022.
Entretanto, por conta da facilidade do meio de pagamento, muitos brasileiros podem ser vítimas de golpes. Sendo assim, confira abaixo, como se proteger das fraudes.
É que você provavelmente também gosta:
Justiça condena BB a restituir caseira que perdeu R$ 60 mil em golpe
INSS: Reduza as chances de golpes com essas dicas fundamentais
Como evitar golpes ao fazer o cartão por aproximação?
Em suma, recorrente é aquele no qual o lado da golpe mais uma máquina de pagamento, bolso ou casaco da vítima. E assim, como a vítima não está atenta ao fato, o cartão realiza a transferência. Diante disso, algumas formas de evitar os golpes, são:
- Faça o uso de capas protetoras: Há capas feitas em fibra plástica, carbono e alumínio, que te protegem de fazer pagamentos com o cartão por aproximação. Em suma, isso é importante ou sinal e impede o download com uma maquininha.
- Não deixe o cartão em locais, como por exemplo: bolso da calça, em um bolso externo da bolsa. Priorize o cartão com o pagamento por aproximação habilitada, dentro da carteira de trabalho, por exemplo, desde que ela fique sem ser visível aos seus olhos.
- Cuide com o valor digitalizado na máquina e o seu extrato: Ao fazer um pagamento com aproximação por aproximação, em geral a tela da máquina fica virada para o comerciante. Dessa forma, é difícil ver o valor que o vendedor inseriu. Sendo assim, tome cuidado com o valor digitado e solicite o extrato da sua compra para conferir o valor.
- Deixe o celular habilitado para notificações: Com o celular habilitado, se alguém tentar fazer um pagamento com cartão por aproximação, você receberá uma notificação.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: Arsenii Palivoda / shutterstock.com