
2/3
Por Jeffrey Dastin, Danielle Kaye e Julia Love
(Reuters) – Uma votação dos trabalhadores da Amazon (NASDAQ:) para organizar seu armazém em Nova York surpreendeu e inspirou apoiadores trabalhistas de longa data, para os quais uma nova realidade está se instalando: isso pode ser feito, embora não seja fácil .
Notícias na sexta-feira do primeiro sindicato dos EUA chegando ao segundo maior empregador privado do país ricochetearam entre os grupos trabalhistas quando eles começaram a ver um caminho à frente para recrutar trabalhadores e encerrar décadas de contração em suas fileiras.
A Amazon agora parece um alvo mais gerenciável para eles, embora ainda seja um desafio. Cerca de 55% dos votos nas instalações de Staten Island foram para o Amazon Labor Union (ALU), um novo grupo liderado pelo ex-funcionário do varejista online Christian Smalls.
A empresa disse que pode apresentar objeções e, se e quando a vitória da ALU for finalizada, ainda deve ganhar um contrato.
Isso pode ser tão difícil quanto ganhar uma eleição, disse Gregory DeFreitas, professor de economia do trabalho na Universidade Hofstra.
A Amazon gastou mais de US$ 4 milhões em consultores trabalhistas em 2021 para tentar influenciar os trabalhadores, de acordo com um documento do governo.
“A Amazon tem recursos tremendos para lutar contra os sindicatos e uma tremenda determinação para fazer o que for necessário para permanecer livre dos sindicatos”, disse John Logan, professor da San Francisco State University que estuda ações antissindicais.
Duplicar o sucesso na Amazon pode ser difícil. O conhecimento local e a experiência em armazéns ajudaram a liderança da ALU, que às vezes distanciou seu trabalho do dos grupos trabalhistas nacionais.
“Os líderes que os trabalhadores conhecem e confiam – é isso que ganha”, disse Burt Flickinger, diretor administrativo da consultoria de varejo Strategic Resource Group, que aconselhou alguns sindicatos na organização da Amazon. Flickinger disse que espera que os esforços dos sindicatos se concentrem em mais armazéns e lojas Whole Foods de propriedade da Amazon, acrescentando que os sindicatos precisariam reabastecer as contas bancárias esgotadas para se organizar.
A vitória de Nova York se baseia em várias recentes nas cafeterias Starbucks (NASDAQ:). Também ajuda a criar uma visão de que o movimento trabalhista está mudando. A ALU trouxe táticas de organização inovadoras, ganhando impulso através das mídias sociais, disse Joshua Freeman, professor de história da CUNY School of Labor and Urban Studies.
A ALU levantou dinheiro por meio de uma conta GoFundMe.
Ao mesmo tempo, os sindicatos tradicionais estão estendendo a mão para ajudar o líder da ALU, Smalls. O Service Employees International Union (SEIU) está oferecendo “qualquer apoio que pudermos”, disse sua presidente, Mary Kay Henry.
‘ESPALHAR COMO UM INCÊNDIO’
O propósito revigorado foi palpável entre os líderes sindicais na sexta-feira.
O Teamsters, um oponente obstinado da Amazon por anos que ainda não havia sindicalizado um de seus sites nos EUA, continua a lutar “no chão de fábrica, na mesa de negociações e nas ruas”, disse o presidente geral Sean O’Brien. após a vitória da ALU.
As pessoas gritaram e pularam de alegria nos escritórios nacionais da SEIU.
“Isso vai se espalhar como fogo”, disse Henry em uma entrevista. “É uma enorme fonte de inspiração para os trabalhadores que estão lutando contra as cinco grandes corporações do setor aéreo, os trabalhadores que estão lutando contra a Starbucks.”
Embora ainda não tenha sido final, uma votação do sindicato derrotado no armazém da Amazon em Bessemer, Alabama, fez com que alguns se preocupassem com o fato de a vitória da ALU acontecer apenas em um estado favorável ao trabalho como Nova York. Não é assim, disse Logan, o professor trabalhista.
A próxima batalha será em Staten Island este mês em um segundo site da Amazon, mas alguns dos trabalhadores de supermercados da empresa estão se organizando em Seattle, assim como funcionários ou contratados em outros lugares.
“De repente, não parece mais tão fútil tentar formar um sindicato na Amazon”, disse Logan, acrescentando: “Se você pode vencer na Amazon, pode vencer em qualquer lugar”.
No Comment! Be the first one.