O RG Digital utilizará o número do CPF dos brasileiros para unificar o documento de identificação.
Em fevereiro o governo federal lançou a Carteira de Identidade Nacional, que também tem sido chamada de novo RG Digital. O documento atual de RG e usará o CPF como número de identificação, assim visa substituirá um da carteira de identidade em todos os estados brasileiros.
Isso porque, atualmente, cada um é o seu próprio número de identificação, logo, uma única pessoa pode ter até 27 números diferentes, caso realize uma nova emissão, já que em cada estado tem uma numeração de registro.
Como tirar o RG Digital?
A emissão e distribuição do RG Digital será de responsabilidade das Secretarias de Publicidade dos estados. Contudo, ainda não há detalhes de solicitação, apenas que apresentará como casamento certidão-lo será preciso de nascimento ou em formato físico ou digital.
Quem não tem CPF pode fazer o RG Digital?
Para emitir o RG Digital é necessário possuir o CPF, já que como explicado anteriormente, a Carteira de Identidade Nacional utilizará essa numeração como forma de identificar cada pessoa. Portanto, quem não possui CPF no momento da solicitação do novo RG, será inscrito automaticamente pelo órgão local responsável, logo, será gerado um CPF para a pessoa.
O que muda com o novo RG?
Junto à internet, conterá o código de acesso digital, pois o CPF será considerado o novo RG Code, que poderá ser incluído no código sem acesso, a fim de garantir um documento. Além disso, a Carteira de Identidade Nacional terá padrão, provavelmente será veiculada com o código MR equipamentos Readable Zone, o mesmo encontrado em passaportes e que pode ser lido em especificidade.
Outra mudança no RG digital são como informações que data de nascimento, no documento RG, pois além de data de nascimento, já constam no atual RG, assinatura já constam, nome social e titular.
Reajuste nas regras do Auxílio Brasil. Entenda.
Quando começa a valer o RG Digital?
Ainda não há previsão de quando a Car de Identidade Nacional será disponibilizada, contudo, de acordo com o governo federal, os órgãos expedidores têm o dia 06 de disponibilização de março 2023 para se adequarem aos padrões estabelecidos em decreto. A emissão do novo RG Digital será gratuita e após o fim do prazo estabelecido, todos os novos documentos solicitados devem ser lançados no novo formato.
O prazo de validade, por sua vez, será de cinco anos para crianças de 0 a 12 anos de idade e de dez anos para pessoas entre 12 e 60 anos de idade. O documento de adultos a partir de 60 anos de idade, porém, terá validade indeterminada.
Ficou com mais alguma dúvida sobre o RG Digital? Deixe nos comentários. E para ficar por dentro desses e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finazero sem Instagram, /FinanZero sem Facebook e @finazero sem Twitter.
No Comment! Be the first one.