Nesta sexta-feira, a NASA iniciou um teste crítico que tem duração prevista de dois dias em seu Sistema de Lançamento Espacial (SLS) completo, incluindo uma contagem regressiva simulada, enquanto a agência se prepara para humanos à vida Lua a bordo do megafoguete.

Reconhecido como “ensaio molhado”, este é o último grande teste antes da missão Artemis-1um voo não tripulado com duração estimada de 26 dias, durante o foguete e a cápsula Orion que estará em uma trajetória circunlunar, ou seja, ao redor da Lua.
publicidade
“É nossa última verificação de design antes do nosso lançamento”, disse Tom Whitmeyer, vice-administrador associado para desenvolvimento de sistemas de exploração da NASA, em entrevista coletiva.
Os dados desta data, mas os dados do teste serão confirmados para o lançamento da missão Artemis-1, aguardada a data de lançamento para março ou maio.
O ensaio molhado servirá para demonstrar a capacidade da equipe de combustível criogênico no foguete, realizar uma contagem regressiva de lançamento e tentar uma remoção segura de propulsores (ou seja, “esvaziar o tanque” do foguete) na plataforma de lançamento.
Leia mais:
Saiba quais são os procedimentos do ensaio molhado do SLS foram concluídos pela NASA
Segundo a NASA, aproximadamente às 18h desta sexta-feira, 40 minutos antes do início do teste, a equipe de lançamento chegou às suas estações dentro do Centro de Controle de Lançamento no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
Antes da “chamada aos postos”, uma equipe completou várias atividades, incluindo o fechamento da escotilha do módulo de tripulação ou a realização de verificações de descarga. Os técnicos fecham a escotilha do sistema de abortamento do lançamento e seguem as atividades finais na Sala Branca, o ponto de acesso entre a Orion e o lançador móvel. O braço de acesso da tripulação, onde se encontra a Sala Branca, foi retraído para longe da nave espacial e do foguete.
Para dar início aos trabalhos desta sexta-feira, as equipes encheram com água o sistema de áudio para amortecer.
Durante a noite, as equipes vão carregar as baterias dos estágios principais do SLS e a configuração, além dos motores a noite e removedor do RS-2, para dar andamento aos procedimentos no sistema no local (2).
Já assistu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? inscreva-se no canal!
No Comment! Be the first one.