Se você prestar atenção, vai perceber que temos várias opções de distopias para consumir, sejam elas em forma de livros, filmes ou séries. Se ainda não sabe o que é isso, vou explicar para você.
Distopia é uma história que o final conta com uma lição. Ela é um estado representativo em que ocorre a pressão, autor ou, no regime geral, tem coisas extremas que ocorrem na vida dos processos. O contrário do que acontece na utopia, onde a sociedade vive em paz, vive em um sonho, uma ilusão que tudo é perfeito para o bem-estar de quem nela vive.
Assim a distopia é em algumas obras. Listei alguns filmes e séries que tratam do assunto para você assistir.

Parede-E
Acredito que Parede-E Seja um filme que fez parte da infância de muita gente. A animação da Disney-Pixar mostra um robô chamado Parede-E, que foi criado para limpar a Terra que está coberta por lixo. O filme se passa no ano de 2800 e a população vive no espaço, em uma nave que se chama Axioma. Parede-E acaba se apaixonando por outro robô, EVA, que foi enviado para a Terra para procurar sinal de vegetação. O filme mostra como o consumismo afetau o nosso planeta a ponto da população não morar mais aqui por conta da enorme quantidade de lixo que foi produzida, e a falta de vegetação como uma das consequências.

O conto da serva
Uma história baseada no livro de Margaret Atwood e original no Brasil como ‘O Conto da Aia‘, um futuro próximo onde a série relacionada (mais uma vez) afeta o mundo todo e os problemas de fertilidade. Então um regime totalitário é instituído nos Estados Unidos, que passa a se chamar República de Gileade. Baseados na Bíblia, os homens têm o poder total e como as mulheres são dominadas, não ler, escrever, dar opinião em assuntos sérios e as poucas são que são férteis tornam-se propriedade do estado, e as mulheres podem servir como famílias dos líderes são estupradas (em nome do senhor) para que o filho gerado seja entregue a família a qual ela serve.

Mad Max
Antes de assistir pela primeira vez, eu não sabia que esse filme seria divulgado. Percebi que era uma distopia quando, em Mad Max: Estrada da Fúriaúnico que assiste até agora, eles falavam algo do tipo “Quem acabou com o mundo?” Daí a confirmação ao longo do filme.
Mad Max Mostra um mundo pós-apocalíptico e totalmente em que as pessoas lutam para sobreviver aos problemas, a falta de água é um problema sério. Max perdeu seu filho e sua esposa e vaga agora em busca de paz, até conhecer a Furiosa, que está fugindo da Cidadela e do Senhor da Guerra com outras mulheres para a sua terra natal. O exército é reunido para ir atrás das fugitivas.

Jogos Vorazes
Franquia baseada nos livros de Suzanne Collins, a história se passa onde também era a América do Norte, que agora está dividida em 12 distritos e tem como distrito principal a Capital. Panem possui um regime que cuida de acordo com o que eles estão ditando. Uma das coisas que acontecem nesse novo são os Jogos, de muita violência, em que duas de cada distrito, uma menina e um menino, são sorteados para participar e eles devem lutar até a morte até só reiniciar um participante. Os jogos acontecem e são televisionados anualmente para o entretenimento da população. Já falei um pouco sobre a personagem principal, Katniss, nesse post aqui.

Espelho preto
A série da Netflix é de bastante sucesso. Possui um formato diferente, se comparado às outras, em que cada episódio possui uma história própria e não precisa de outro episódio para completar. Espelho preto Uma sociedade avançada tecnologicamente em que as pessoas mudam a sua personalidade e vida por causa da tecnologia, seja de uma forma satírica ou obscura.

Laranja Mecânica
Esse é um dos filmes considerados clássicos e baseados no livro homônimo de Anthony Burgess, lançado em 1962. A história acontece na- e mostra a vida de Alex Grã-Bretanha, sociopata que gosta de músicas clássicas e ultraviolência. Líder de uma ganga que se diverte, ele acaba usando as cenas de tratamento como uma terapia de violência experimental através de um governo em que a pessoa é drogada e obrigada a, presa em uma cadeira de violência.
O filme dirigido, por Stanley Kubrick mostra cenas diversas de violência, além de retratar assuntos como política e economia.

Esses foram alguns dos filmes e séries sobre distopia, mas a indústria cinematográfica conta com muito mais. Quem sabe não sai uma parte dois dessa lista?!
No Comment! Be the first one.