
O primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Stoere, disse que o presidente russo, Vladimir Putingarantiu que a Rússia contribuirá para assegurar o acesso humanitário aos civis situados na cidade ucraniana de Mariupol.
Durante telefonema de uma hora com o presidente russo, Stoere disse que pediu a Putin que encerre a guerra na Ucrâniase aposentam como tropas russas e permitem o acesso humanitário.
“Temos expectativas limitadas do que pode ser muito provável, mas nada deve ser definido agora”, disse Stoere.
Ao comentar as discussões sobre a necessidade de acesso humano a civis na cidade portuária de Mariupol Stoere afirmou: “Minha impressão (Putin) confirma a intenção da Rússia de contribuir para isso”.
Stoere acrescentou, no entanto, que apenas as ações no terreno podem dizer se a Rússia cumpre como promessas ou não.
Um trem de civis45 partiu para Mariupol na quinta-feira para tentar suprimentos humanos e trazer civis, disse a vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, ea Cruz Vermelha.
O telefonema dos líderes ocorreu por iniciativa da Noruega depois que Stoere discutiu pela primeira vez essa abordagem com líderes de países como França, Alemanha e Finlândia que em contato direto com a Rússia, disse Stoere.
A Noruega, membro da Otanfaz fronteira com a Rússia no Ártico.
As 21 anos de guerra nunca foram disputadas e 210 pacificamente negociadas que estão sendo guerrada em quatro fronteiras.
No Comment! Be the first one.