EA PS Store liberou Fantasma de Tsushima Corte do Diretor de forma gratuita na última-feira (29) por terça conta de um bug no serviço. O jogo ficou disponível para baixar na loja digital de jogos para PlayStation 4 (PS4) e PlayStation 5 (PS5) por cerca de 1 hora, até que o problema fosse resolvido, e mesmo não-assinantes do PS mais realizar o resgate. Mas essa não é a primeira vez que algo do tipo acontece: títulos como Sangue e Justa causa 3, por exemplo, já foram disponibilizados de graça por erros na plataforma. Pensando nisso, o TechTudo preparamos uma lista com cinco jogos que ficaram de graça por bugs na PS Store.
Ghost of Tsushima Director’s Cut ficou gratuito por um bug nesta semana — Foto: Reprodução/PlayStation
Resgatar jogos de graça por bugs é seguro?
UMA Sony não se pronuncia oficialmente sobre os bugs quando os mesmos acontecem. Entretanto, alguns dos casos que estão presentes na lista o ocorridos foram previstos para determinadas situações que se verifiquem casos em que se verifiquem casos da situação.
Vale sobressair que, em casos como o de Fantasma de Tsushima Director´s Cut, alguns usuários alegam que o Código do Consumidor defende os jogadores. Isso porque o jogo apareceu gratuitamente na PS Store, sem nenhuma ação ativa dos consumidores. Entretanto, há casos em que os usuários utilizam de falhas para adquirir o jogo, e a empresa tem o histórico de punir como rastreadas.
Bloodborne ficou gratuito para ser resgatado em 2020 — Foto: Reprodução/PlayStation
Exclusivo de PlayStation 4 (PS4), Sanguefoi disponibilizado de graça para os assinantes da PS mais durante o mês de outubro de 2020. A aposta dos fãs é que o erro aconteceu quando Sangue seria incluída na Plus Collection, que seleciona os melhores jogos de PS4 para quem possui um PlayStation 5 (PS5).
Sangue foi desenvolvido pelo aclamado estúdio Do software, responsável pela franquia Dark Souls. Ele foi lançado em 2015 apenas para PS4. Assim como outros jogos da desenvolvedora, Sangue apresenta uma dificuldade desafiadora e uma história difícil de ser resumida.
Resident Evil 7 foi adquirido por usuários que exploraam um bug na demo — Foto: Reprodução/Felipe Demartini
Resident Evil 7, assim como Final Fantasy XV e Campo de batalha 1, não ficou gratuito de fato. Em agosto de 2021, um usuário (brasileiro, por sinal) descobriu como adquiriu o jogo de graça ao usar um bug da Coleção PS mais. Assinantes da PS mais que sim à pergunta sobre adquirir a versão completa disponível.
Dessa forma, os usuários foram usados para a PS Store e se desviaram, via jogo de coleção gratuita PS mais. Vale ressaltar que alguns dos jogadores que utilizaram esta falha para adquirir o jogo tiveram suas contas banidas. Resident Evil 7 foi lançado em 2017 para PC, PS4 e Xbox One e revitalizou a famosa franquia de zumbis. O jogo recebido uma continuação em 2021, Vila Resident Evilque foi, inclusive, Como o jogo do ano no Melhores do ano eleito TechTudo.
Final Fantasy XV também foi explorado através de bug da demo — Foto: Divulgação/Square Enix
O caso de Final Fantasy XV foi o mesmo de Resident Evil 7. Os jogadores que definiram o bug para usar o demo, que está disponível de forma gratuita na PS Store. Este capítulo da renomada franquia da Square Enix foi lançado em 2016 para PC, PS4 e Xbox One.
A história de Final Fantasy XV acompanha o personagem Noctis, que é o príncipe do reino de Lucis e irá se casar com Luna. Apesar dessa premissa “medieval”, Noctis parte para o encontro com Luna em seu carro turbinado. Junto de seus três amigos, ele enfrenta alguns percalços no caminho.
Battlefield 1 estava no grupo de jogos que foram adquiridos ao explorar um bug nas demos — Foto: Divulgação/EA
Campo de batalha 1 foi outro jogo resgatado na exploração de um bug da versão demo, assim como aconteceu com Final Fantasy XV e Resident Evil Ou ou os jogadores baixaram a demonstração e podem ser usados para a opção de compra. Vale lembrar que o jogo de guerra da EA foi lançado em 2016 para PC, PS4 e Xbox One. Campo de batalha 1 foi aclamado em seu lançamento por trazer uma pessoa conhecida, mecânica de tiro mas com narrativas não lineares e espalhadas pelo mundo.
Just Cause 3 foi disponibilizado para assinantes do PS Plus em confusão de regiões — Foto: Divulgação/Square Enix
UMA PS mais oferece dois ou três jogos gratuitos e os nomes podem variar de acordo com o país. Em agosto de 2017, foi o caso de Justa causa 3oferta de a PS mais americana e substituída por Vetor de ataque Ex no Brasil. Entretanto, por um erro, Justa causa 3 foi disponibilizado para assinantes brasileiros da PS mais no primeiro dia do mês e, posteriormente, acabou de fato substituído por Vetor de ataque Ex. Aliás, este último também ficou disponível para o resgate dos americanos, no mesmo bug que afetou o Brasil.
Justa causa 3 é um jogo de ação da Avalanche Studios e publicado pela Square Enix pára PS4, Xbox One e PC. Ele é uma sequência próxima de Justa causa 2. Assim, o protagonista deve instaurar o caos em uma ilha paradisíaca no Mediterrâneo. Curiosamente, o jogo foi incluído nos títulos gratuitos do mês seguinte para usuários brasileiros da PS mais.
Ghost of Tsushima ficou disponível para resgate gratuito no último dia 29 de março — Foto: Divulgação/Sony
Fantasma de Tsushima Director’s Cut foi o caso mais recente do jogo disponibilizado de graça por bug na PS Store, na última terça (29). Se nos outros casos da lista de assinantes da PS mais foram os que saíram na “vantagem”, aqui foi diferente. Isso apenas contas usam a assinatura do serviço PS Store, o jogo de graça.
Essa versão é a edição de PS5 do jogo lançado para PS4 em 2020. Ele acompanha a jornada em busca de um samurai para sua terra, que está sendo invadida. Fantasma de Tsushima conta também com um modo multiplayer, que foi inclusive disponibilizado de graça na PS mais de março.
Com informações de Radar de jogos, Expressar
No Comment! Be the first one.