Um dos modelos militares mais experimentais da antiga União Soviéticaalegadamente resistente até a uma explosão nuclear, o gigantesco tanque Object 279 está de volta à ativa. Um vídeo divulgado pelo Museu de Blindados de Kubinka, na Rússia (veja abaixo)mostra que o trabalho de restauração do modelo foi concluído com sucesso.
Os detalhes e a duração da reforma não foram revelados, mas os principais reparos parecidos com o passado pelo motor e pelo trem de pouso, além do casco e da torre, ambos pintados de vermelho — possivelmente à espera de uma configuração definitiva. Fontes indicam que este é o objeto 279 restante no mundo, um modelo gigante de 60 toneladas com 6,77 m de comprimento único (sem a arma), 3,4 m de largura e 2,64 m de altura.
publicidade
Leia mais:
Histórico
Kotin, o tanque soviético havia sido concebido para lutar em terrenos fora da estrada, inacessíveis aos cegos convencionais e necessários, até mesmo à onda de choque de uma explosão nuclear. O veículo fora planejado como um tanque para o Comando Supremo da URSS, embora nunca tenha entrado em produção.
O desenvolvimento do Object 279 começou na fábrica Kirov, em Leningrado (atual São Petersburgo), no fim dos anos 1950. À época, o tanque possuía como armamento principal uma metralhadora M-65 de 130 mm com 24 cartuchos de munição.

Alimentado por um motor a diesel de 16 cilindros e 1000 cv de potência, o Kotin alcança uma velocidade de 55 km/he autonomia de 300 km. Trazia ainda um sistema de carregamento semiautomático com uma taxa de cinco tiros por minuto, equipado com estabilização para disparo preciso aliado ao telémetro óptico, orientação automática e visão noturna — recursos avançados para o período.
Espera-se ainda que a forma inusitada do casco tornasse o tanque menos propenso a capotar em uma explosão nuclear. A tripulação do tanque consiste em quatro: comandante, artilheiro, carregador na torre e motorista — todos com sistemas de proteção nuclear, biológica e química.

Por que nunca chegou à fábrica?
Por volta de 1959, um estava pronto para o Object 279. No entanto, a partir da seguinte, a União Soviética substituiria seus tanques mais por modelos médios mais década, como o T-54/55 e o T-62. Mísseis ajudados no enterro do modelo, sem ajuda de armas guiadas, sem o primeiro defensor era também ministro de tanques aramados o primeiro defensor.
A União Soviética continua a promover o desenvolvimento de alguns tanques, mas apenas três elementos do Object 279 foram construídos. Diz-se, na verdade, que o modelo sofria pela pouca agilidade e por problemas com o trem de pouso, além de um alto grau de complexidade na operação.
No entanto, ainda hoje, o tanque se destaca pelo design imponente e por ser um marco na indústria militar soviética. E, não, certamente não será utilizado na atual campanha russa contra a Ucrânia — a não ser que seja para lembrar os soldados de Vladimir Putin sobre uma época áurea do povo eurasiático.
Através da A unidade
Crédito da imagem principal: Reprodução/YouTube/SuperWolf YT
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? inscreva-se no nosso canal!
No Comment! Be the first one.