com 12 milhões de pessoas procurando um emprego, é possível ver um processo de retomada no mercado de trabalho, segundo o economista Étore Sanchez.
“É possível falar em retomada, porque olha num patamar muito pior. Estamos vendendo um fortalecimento do mercado e trabalho desde meados de 2021. Uma surpresa tem sido sistemática. Vagas estão sendo criadas, a taxa de desemprego em trajetória cadente, é o Brasil vem sendo reestabelecendo depois do evento traumático que foi a pandemia”, disse à CNN nesta quinta-feira (31).
UMA taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,2% no trimestre móvel encerrado em fevereiro, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (31). O número percentual representa o retrato de 0,4 ponto na comparação, com o trimestre anterior (11%).
O especialista explica, que a força de trabalho, inclusive, o emprego explica, a força que a força de trabalho pior. “Agora, já vendo mais pessoas procurando e encontrando emprego estamos. É evidente que o número ainda é desolador. Mas é um processo de melhora”, diz.
Da mesma forma, o nível de informalidade no Brasil ainda é muito alto. Cerca de metade dos trabalhadores estão no mercado informal, ressalta. No entanto, os dados do Caged vêm com o reconhecimento do setor de trabalhadores com carteirada.
“Apesar do PIB não cresce tanto como se observou em 2021, ou seja em perspectiva para 2022, o mercado de trabalho deve mostrar formalização maior, melhorar sua qualidade na margem e abarcar mais pessoas ao longo desse ano”.
Veja mais no vídeo acima.
*Publicado por Ligia Tuon
Compartilhe:
No Comment! Be the first one.