O programa CNH Social ajuda cidadãos da baixa renda a primeira carteira de motorista ou incluiu outra modalidade no documento gratuito. Além disso, o projeto também prevê o pagamento dos gastos com a autoescola e o pagamento das taxas do Detran.
Para se inscrever, é necessário estar inscrito no CadÚnico. Alguns Departamentos de Trânsitos (Detrans) de estados do Brasil abrem como inscrições esta semana. Confira
É que você provavelmente também gosta:
App CNH Digital agora permite download de veículos online
Novo RG vai substituir uma CNH? Saiba como principais mudanças
Inscrições abertas para CNH Grátis
No Mato Grosso do Sul, as inscrições iniciaram nesta quarta-feira (30) e até vão o dia 6 de abril. Os terá que pedir o documento no site do Detran-MS. Ao todo, serão concedidas 5 mil carteiras de motoristas gratuitos aos cidadãos de baixa renda nas categorias A, B e AB.
Já no Espírito Santo, as inscrições vão até 1º de abril e serão ofertadas até 10 mil CNHs para cidadãos de todo o estado. Quem deseja participar da ação, se inscrever através do site do Detran-ES. Vale lembrar que o programa também oferece a possibilidade de mudança de categoria para D e E.
Quanto ao Ceará, há 25 mil vagas para emissão de CNH gratuita nas categorias A e B. Para concorrer a uma das vagas, o cidadão deve cumprir com os requisitos exigidos no programa, e se inscrever no portal do Detran-CE.
Por fim, o Distrito Federal também anunciou uma nova fase de inscrições da CNH Social. Assim, conforme inscrições serão disponibilizadas 5 mil vagas, sendo 1,5 mil para a modalidade Estudante Habilitado e mais 3,5 mil na modalidade Cidadão Habilitado.
As inscrições da modalidade acontecerão entre os dias 25 de abril e 25 e maio no site do Detran-DF.
Quem tem direito à CNH Social?
Como citado no início da matéria, para ter direito à forma CNH gratuita, é necessário estar inscrito no CadÚnico e se enquadrar nos seguintes requisitos:
- Ter renda familiar de até dois;
- Estar desempregado há mais de um ano;
- Ser beneficiário de algum programa social, como Auxílio Brasil, entre outros;
- Ser pessoa com necessidades especiais;
- Ser estudante da rede pública com bom desempenho escolar.
Vale muito a pena estar entre todas as coisas que estão acima do estado, porém como as regras podem variar de estado. Portanto, é importante consultar o Detran do seu estado para saber todos os detalhes.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: rafapress / Shutterstock.com