Isso porque o prazo para tirar um registro terminar em 4 de maio, segundo previsto pela Lei das Eleições (9.504/97), que determina que o cadastro eleitoral seja fechado a 150 dias antes do pleito. Neste ano acontece em 2 de outubro, quando votarão para presidente da República, governadores, senadores e deputados, turno estadual e distritais.
O procedimento para tirar título eleitoral é online e pode ser feito através do sistema Título Net, plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Vale lembrar que o alitamento e o voto são facultativos para jovens de 16 e 17 anos, mas obrigatórios a partir dos 18 anos, de acordo com a Constituição Federal. Os cidadãos que não cumprirem a sua determinação estão sujeitos a várias penalidades a conceder e prestar concursos públicos.
Procedimento ensinar como tirar o título de eleitor pela primeira vez na Internet — Foto: Divulgação/TSE
Como obter um CNH definitivo pela Internet? Participe do Fórum do TechTudo
Para tirar o título de primeira vez, o eleito é necessário como documento oficial brasileiro, como carteira de identidade profissional, CNH, carteira de trabalho alternativa que pode ser criada por lei federal ou identidade profissional. Os responsáveis devem enviar fotografia de homens atualizados, certificado de quitação de serviço militar (para 18 a 45 anos) e uma foto segurando o documento de identificação oficial, com o lado da virado para câmera.
De acordo com o TSEde 854 milhões de jovens de 15 a 18 já havia solicitado o título até 21 número que representa dois membros do total de casamentos, mais terço à que se inscreveram para as eleições de 2020. campanha da Semana do Jovem Eleitor de 2022, que acabou em 18 de março.
Como fazer o título de eleitor online pela primeira vez
O primeiro passo é acessar o site do Título Net (cad-app titulonet.tse.jus.br/titulonet/novoRequerimento), escolha o estado de pressão e pressione o botão “Próximo”. Em seguida, o sistema exibirá a lista do eleito que precisa para tirar o título de eleitor.
Na janela seguinte, o solicitante deve selecionar a opção “Não tenho” no campo “Título de eleitor”. Também é necessário incluir nome completo, dados de nascimento e nomes da mãe e do pai, quando não houver registro de nascimento.
Formulário do sistema do TSE para tirar título de eleito pela primeira vez — Foto: Reprodução/Raquel Freire
A janela seguinte pedirá os demais dados, sendo eles: tipo, número e órgão expedidor do documento de identificação oficial, CPF, gênero, estado civil, UF e município de nascimento, grau de instrução, ocupação principal e e-mail. A ficha online ainda perguntas específicas ao responsável, como se ele tem irmão gêmeo, se possui deficiência, se quer incluir nome social no título eleitoral.
Na parte inferior da tela, o documento deve anexar os documentos obrigatórios (documento de identidade e verso da residência, foto segurando o documento de identidade, verso da residência e quitação com o serviço militar, no caso dos homens). É necessário que os arquivos sejam ajustados nos formatos PNG, JPG ou PDF e não ultrapassem 5 MB.
Após envio da solicitação, basta acompanhar a tramitação pelo site do TSE (cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/acompanharRequerimento).
Emissão do título de eleitor
Não é necessária a emissão do título de eleitor em papel. Depois que o documento foi gerado pelo sistema online do TSEbasta baixar o e-Títuloaplicativo disponível para Android e Iphone (iOS) e ter acesso à sua versão digital. O título no celular equivale ao documento físico para o momento da votação.
Veja também: apresentação do novo Fórum TechTudo

Apresentação do novo fórum TechTudo
No Comment! Be the first one.