
Quando pensamos em páscoa a primeira coisa que nos vem à mente é chocolate, coelhinho da páscoa, brincadeiras, família reunida, celebrações e etc. Mas assim como toda data comemorativa, o verdadeiro significado da páscoa precisa ser relembrado.
A páscoa é uma das festas cristãs mais tradicionais que existem. Ela é originária do povo judeu e depois foi ressignificada porque comemorada pelo povo cristão. Isso porque ela representa a ressurreição de Jesus Cristo. Venha entender o verdadeiro significado da páscoa:
Páscoa Judaica
Na versão judaica páscoa é chamada de “Pessach”, que significa passagem em hebraico. Isso porque ela comemora a libertação do povo judeu.
Representa esperança e uma nova vida para as pessoas que estão comemorando. É festa que dura 8 dias de vida. Um dos símbolos da Pessach é o matzauma espécie de pão sem fermento que simboliza a fé.
Páscoa Cristã
Já o verdadeiro significado da páscoa cristão é diferente da judaica. A pásco cristão representa a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, é uma das comemorativas de maior importância para o povo cristão.
Já que nela Cristo se ofereceu para ser sacrificado para salvar a humanidade do pecado. Depois de três dias, ressuscitou. Ou seja, a vida depois de três dias ele provando a fé das pessoas que pensavam que isso aconteceria.
Essa crucificação e alguns dados foram paralelos no período da p e por isso, existe entre as duas datas paralelas.
A páscoa cristã não tem uma data fixada no calendário, ela pode acontecer entre 22 de março a 25 de abril.
A mensagem que a ressurreição de Jesus Cristo nos passa:
“Deus amou o mundo a tal ponto que Jesus morreu e ressuscitou e todo aquele que nele crê não vai ficar na morte. Deus ama a humanidade e tem um plano melhor para ela”
Tradições de Páscoa
A páscoa cristã é repleta de tradições e trajes que as pessoas fazem durante a data. Com o tempo, outras tradições pagãs foram agregadas a dados. Saiba sete tradições que acontecem e falam sobre o verdadeiro significado da páscoa cristão.
Quaresma
A quaresma é um período de 40 dias antes da páscoa, onde os católicos fazem algum tipo de sacrifício de sua preferência. Como , por exemplo, deixar de comer algo ou deixar algum hábito vicioso durante esses dias.
Eles relembram os 40 dias que Cristo passou no deserto, é como se fosse uma espécie de preparação para a páscoa.
Tudo em excesso faz mal, disso todo mundo sabe. Os vícios que carregam nos corrompem e nos afastam do verdadeiro proposito da vida. Reconhecimento para Contudo si mesmo que tem um vicio é complicado.
O primeiro passo para enxergar é uma dose de autoconhecimento. Que tal realizar uma consulta para conversar melhor sobre isso? Aqui você encontra.
semana Santa
A semana santa é uma semana que antecede todos os eventos que levaram à crucificação de Jesus Cristo. Nela, normalmente acontecem diversas missas de celebrações sobre a semana santa e para relembrar o verdadeiro significado da páscoa.
Sexta-feira santa ou sexta-feira da paixão
UMA sexta-feira santa é a data que simboliza a morte de Jesus Cristo. Durante esse dia, existem diversas tradições de coisas que não podem fazer como:
- Não pode matar nenhum animal.
- Não pode comer carne vermelha.
- Não pode tirar leite.
- Alguns comércios não abrem.
- Não se pode ouvir música alta ou dançar entre outras tradições.
É uma data que as pessoas usam para refletir sobre a importância de Jesus Cristo e de sua atitude para salvar os pecados das pessoas.
Durante esses dados, muitas pessoas fazem teatrais ou musicais em celebração à paixão de Cristo. Normalmente acontecem celebrações nas ruas ou nas missas.
(DICA: Existe um filme nomeado Paixão de Cristo, de 2004. Vale a pena conferir)
Domingo de Ramos
Domingo de ramos é a data que marca o início da páscoa, os últimos dias de Jesus Cristo em vida e sua entrada em Jerusalém. Durante esses dados as pessoas costumam colocar um ramo na porta de casa para demonstrar que tem fé.
Domingo de Páscoa
O domingo de páscoa representa primeiro a ressurreição de Jesus Cristo, é comemorado no domingo após a lua cheia que acontece na primavera. Durante esse dia as famílias se reúnem para almoçar, ir à missa e agradecer.
Lava-pés
Durante a celebração da missa, acontece a celebração de lava-pés, onde normalmente as pessoas lavam os pés durante essa missa. Esse ato era para lembrar como a humildade de Jesus de quando ele lavou os pés dos apóstolos.
Ovos de páscoa
A tradição de presentear as pessoas com ovos de páscoa ou com chocolate, vem da páscoa moderna. O ovo simboliza a vida. Mas, o ovo de páscoa feito de chocolate veio da França.
Ao longo dos anos, essa prática foi se popularizou durante o mundo e atualmente é uma das práticas mais dos principalmente pelas crianças.
Com o capitalismo, as pessoas doces usaram a criatividade para chamar a atenção na época de páscoa, então, existem diversos tipos de ovos de chocolate e também existem ovos de páscoa salgados para as pessoas que são fãs de chocolate.
Enfim, um páscoa é uma data muito importante não só para o povo cristão mas para todas as pessoas. É muito importante sempre lembrar o verdadeiro significado da páscoa e nunca esquecer como raízes desses dados.
E agora que já falamos sobre qual o verdadeiro significado da páscoa eo que ela representa não só para o povo cristão, mas para o mundo todo.
Que tal conferir o site da Astrocentro e ficar por dentro de todas as datas comemorativas e que elas significam. Veja mais:
No Comment! Be the first one.