O risco geopolítico sempre foi uma importante preocupação de investimento. A questão para os gestores de ativos hoje não é se esses riscos são uma força para a volatilidade, mas se essa força é relevante para as decisões de portfólio.
Em alguns casos, a resposta é um sim inequívoco. Portfólios ágeis e tolerantes ao risco podem aproveitar as mudanças — temporárias ou estruturais — provocadas pelo risco geopolítico. Ao monitorar deslocamentos e aplicar análise de risco geopolítico, esses gestores podem amortecer o golpe de eventos adversos e aumentar o potencial de crescimento positivo, gerando alfa.
Para outros investidores, no entanto, as discussões sobre riscos geopolíticos drenam recursos sem trazer nenhum benefício tangível.
O risco geopolítico desempenha um papel importante em nossas decisões de alocação de ativos na equipe de Multi-Asset Solutions da New York Life, e identificamos um alguns métodos úteis para integrá-lo no processo de investimento.
Defina a meta de gerenciamento de risco.
O risco geopolítico é importante para sua equipe de gerenciamento de portfólio? Parece uma pergunta simples, mas quase todas as equipes lutam com a troca entre alocação de recursos e geração alfa. Não é sobre o possibilidade de impacto, que é um dado, mas se preparar para isso vale a pena os recursos de sua equipe. Sua análise levará a uma melhoria significativa nos resultados?
Para alguns fundos, particularmente aqueles com abordagens de gerenciamento de portfólio de cima para baixo, novamente a resposta é sim. Outras empresas se concentram em aplicações tangenciais ao processo de gerenciamento de portfólio: marketing, vendas, networking e suporte executivo, por exemplo. Embora essas atividades sejam legítimas, elas garantem diferentes níveis de esforço de sua equipe.
Ao ponderar a importância da análise de risco geopolítico, concentre-se apenas no que contribui diretamente para seus objetivos de investimento.
Considere seu foco quantitativo.
A crescente complexidade do gerenciamento de investimentos levou ao desenvolvimento de técnicas de gerenciamento de risco sofisticadas, muitas vezes orientadas para o quantitativo. O risco geopolítico pode ser – mas nem sempre – servido por essas ferramentas. Faltam dados precisos e oportunos para muitos países, e grandes mudanças raramente ocorrem conforme o previsto, o que pode tornar a sinalização quantitativa árdua e pouco recompensadora.
À medida que você cria e fornece recursos para suas operações de gerenciamento de risco geopolítico, equilibre métodos quantitativos e qualitativos. Mesmo os fundos quant mais sofisticados usam sobreposições temáticas para rastrear desenvolvimentos geopolíticos. Às vezes, cenários qualitativos simples, aprimorados por medições quantitativas e testes de pressão, são as melhores ferramentas para seus objetivos.
Construir e recursos de um processo.
Uma vez que você decidiu se para incorporar a conscientização sobre riscos geopolíticos em seu processo, concentre-se em quão faça isso. Sua abordagem não precisa ser complicada, mas deve ser estruturada e consistente.
Comece definindo expectativas e responsabilidades claras. Para alguns fundos, um foco total em ameaças externas pode ser apropriado. Para outros, tal abordagem espalharia muito os analistas. Funções claras minimizam o desperdício de tempo e distrações.
É possível – até provável – que os riscos geopolíticos exijam mais atenção do que sua equipe pode gerenciar. Se for esse o caso, reconheça a incompatibilidade. Diferencie a análise “obrigatória” da “bom de ter”. Considere seus pontos fortes internos e apoie-se em insumos de pesquisa externos onde você não tem vantagem comparativa.
Como é um processo de sucesso?
Não existe uma abordagem única para gerenciar riscos geopolíticos, mas existem táticas para ajudá-lo a trabalhar de forma mais inteligente – não mais difícil – e manter sua equipe focada.
Prioridades: Mais manchetes nem sempre significam mais risco. Priorize seus riscos usando critérios claros. A melhor prática sugere avaliar pelo menos “probabilidade” e “impacto”. Quanto mais provável e significativo for um risco, mais largura de banda ele merece. A capacidade de ação também é uma consideração importante: você pode fazer alguma coisa se o risco se tornar realidade? E a ótica? Você pode ignorar algo, ou isso parecerá negligente? A velocidade com que você pode lidar com um risco potencial é outra influência.
Cenários: O desenvolvimento de cenários e sinalizações pode ajudar a focar seu processo. Os riscos geopolíticos raramente evoluem de forma linear, tornando-os difíceis de monitorar e avaliar. O planejamento de cenários pode ajudar a mitigar riscos, capturar oportunidades e fortalecer seu processo de gerenciamento de riscos.
Os cenários podem assumir a forma de análise qualitativa, medição quantitativa ou ambos. Uma estrutura simples para a construção de cenários qualitativos começa com uma avaliação de caso-base do resultado mais provável. A partir daí, você pode considerar futuros alternativos, com foco no que constitui uma mudança nos principais riscos.
Placas de sinalização: Como saber se o risco está aumentando ou diminuindo? Então o que? As placas de sinalização são métricas úteis para rastrear como seus principais riscos podem se desenvolver. Boas indicações são baseadas nas suposições que você fez antecipadamente sobre o cenário e ajudam a determinar se um risco está se materializando. Considere indicadores qualitativos, como eventos ou declarações, bem como quantitativos baseados em dados financeiros ou econômicos. Compartilhe-os em sua equipe. Se um poste de sinalização for acionado, peça à sua equipe que determine o que isso significa para o seu portfólio. Se as placas de sinalização forem quantificadas e automatizadas, certifique-se de que seus traders conheçam os próximos passos.
Concentre-se na política, não na política: Identificar as placas de sinalização corretas requer algumas tentativas e erros. Uma maneira de separar o sinal do ruído é distinguir a política da política. Os desenvolvimentos políticos podem indicar mudanças na probabilidade ou velocidade de evolução do risco, mas os analistas podem ser desviados do curso seguindo a política muito de perto. Concentre-se em resultados econômicos ou de negócios reais.
Cuidado com o executivo de poltrona.
A participação excessiva da liderança em discussões sobre riscos geopolíticos pode criar um empecilho para os recursos, especialmente devido à natureza expansiva dessas conversas. Os executivos apresentam ideias ou riscos de manchete para estimular a criatividade ou a análise abrangente, mas os exercícios de incêndio que isso cria podem inviabilizar uma metodologia bem estruturada.
Uma boa adesão dos executivos durante todo o processo ajuda a alocar o tempo de todos de forma mais eficaz. Mantenha sua liderança informada sobre os riscos prioritários para que eles possam canalizar seus impulsos e testar com eficácia o pensamento de sua equipe.
Mitigar riscos, capitalizar oportunidades.
Uma abordagem eficaz ilumina riscos e oportunidades em meio à incerteza, mas o processo só pode levá-lo até certo ponto. Quando chegar a hora, você deve agir de acordo com a inteligência que possui. A resposta ao risco pode ser estressante e impedir a criatividade no momento em que é mais necessária.
Traduza um planejamento forte em uma execução forte. No final do dia, você está equilibrando não apenas risco e recompensa, mas também esforço e recompensa. As equipes que gerenciam bem esse equilíbrio estarão mais bem preparadas para se proteger contra – e tirar proveito – de riscos geopolíticos.
Se você gostou deste post, não se esqueça de se inscrever no Investidor Empreendedor.
O texto deste artigo é ©New York Life Investment Management LLC.
Todos os posts são da opinião do autor. Como tal, eles não devem ser interpretados como conselhos de investimento, nem as opiniões expressas refletem necessariamente as opiniões do CFA Institute ou do empregador do autor.
Divulgações
Não há garantia de que os objetivos de investimento serão alcançados.
O desempenho passado não é garantia de resultados futuros, que podem variar. Todos os fundos mútuos estão sujeitos ao risco de mercado e flutuarão em valor.
Este material representa uma avaliação do ambiente de mercado em uma data específica; está sujeito a alterações; e não pretende ser uma previsão de eventos futuros ou uma garantia de resultados futuros. Essas informações não devem ser consideradas pelo leitor como consultoria de pesquisa ou investimento em relação aos fundos ou a qualquer emissor ou valor mobiliário em particular.
As estratégias discutidas são estritamente para fins ilustrativos e educacionais e não são uma recomendação, oferta ou solicitação para comprar ou vender quaisquer valores mobiliários ou adotar qualquer estratégia de investimento. Não há garantia de que quaisquer estratégias discutidas serão eficazes.
Este material contém apenas informações gerais e não leva em consideração as circunstâncias financeiras de um indivíduo. Esta informação não deve ser considerada como base primária para uma decisão de investimento. Em vez disso, deve-se avaliar se as informações são apropriadas em circunstâncias individuais e deve-se considerar conversar com um consultor financeiro antes de tomar uma decisão de investimento.
“New York Life Investments” é uma marca de serviço e o nome comercial comum dos consultores de investimento afiliados à New York Life Insurance Company. IndexIQ® é a subsidiária integral indireta da New York Life Investment Management Holdings LLC e atua como consultora dos ETFs IndexIQ. ALPS Distributors, Inc. (ALPS) é o principal subscritor dos ETFs, e NYLIFE Distributors LLC é um distribuidor dos ETFs. A NYLIFE Distributors LLC está localizada em 30 Hudson Street, Jersey City, NJ 07302. A ALPS Distributors, Inc. não é afiliada à NYLIFE Distributors LLC.
NYLIFE Distributors LLC é um Membro FINRA/SIPC. NYLIFE Distributors LLC está localizada em 30 Hudson Street, Jersey City, NJ 07302. NYLIFE Distributors LLC é um Membro FINRA/SIPC.
Crédito da imagem: ©Getty Images/yesfoto
Aprendizagem profissional para membros do CFA Institute
Os membros do CFA Institute têm o poder de autodeterminar e relatar os créditos de aprendizado profissional (PL) obtidos, incluindo conteúdo sobre Investidor Empreendedor. Os membros podem registrar créditos facilmente usando seus rastreador PL online.
No Comment! Be the first one.