
2/2
(Reuters) – A artilharia abalou os subúrbios de Kiev e uma cidade sitiada no norte da Ucrânia, um dia depois que a Rússia prometeu reduzir as operações lá. O governo da Ucrânia e aliados ocidentais disseram que a retirada foi uma manobra para reagrupar por invasores que sofreram pesadas perdas.
BRIGANDO
* As forças russas na Ucrânia estão se reagrupando e se preparando para novas operações ofensivas, disse o porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano, Oleksandr Motuzyanyk.
* O prefeito de Chernihiv, no norte da Ucrânia, Vladyslav Astroshenko, disse que o bombardeio russo se intensificou nas últimas 24 horas, com mais de 100.000 pessoas presas com suprimentos para durar cerca de uma semana. Bombardeios também foram relatados no oeste do país.
* A Rússia está bombardeando quase todas as cidades ao longo da linha de frente que separa o território controlado pelo governo ucraniano de áreas mantidas por separatistas apoiados pela Rússia na região leste de Donetsk, disse o governador regional de Donetsk.
DIPLOMACIA
* O negociador ucraniano Mykhailo Podolyak disse que se sentiu otimista após as negociações em Istambul, nas quais Moscou disse que reduziria as operações militares perto de Kiev e Chernihiv.
* O principal negociador da Rússia nas negociações de Istambul, Vladimir Medinsky, disse que Kiev afirmou estar disposta a atender às principais demandas russas, mas que a posição de Moscou na região de Donbass e na Crimeia anexada permaneceu inalterada.
* Moscou e Pequim estão “mais determinadas” a desenvolver laços bilaterais e aumentar a cooperação, disse o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, após conversas na China com seu colega russo, Sergei Lavrov, enquanto a crise na Ucrânia se intensifica.
ECONOMIA
* O presidente Vladimir Putin está sendo enganado por seus assessores sobre como as sanções ocidentais têm sido prejudiciais à economia da Rússia, disse uma autoridade dos EUA, citando informações desclassificadas.
* Todas as grandes exportações da Rússia poderão em breve ser em rublos, sinalizou o Kremlin
* A Alemanha desencadeou um plano de emergência para gerenciar o fornecimento de gás que poderia ver a maior economia da Europa racionar a energia se um impasse sobre a demanda russa para pagar combustível com rublos interromper ou interromper o fornecimento.
PREOCUPAÇÕES HUMANITÁRIAS
* O número de ucranianos fugindo para o exterior agora é de 4.019.287, disse a Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).
* O bombardeio de cidades ucranianas pela Rússia pode ser considerado um crime de guerra, disse a principal autoridade de direitos humanos da ONU, Michelle Bachelet, acrescentando que seu escritório recebeu “alegações críveis” de que Moscou usou munições de fragmentação em áreas povoadas pelo menos 24 vezes.
CITAÇÕES
* “Os ucranianos não são pessoas ingênuas”, disse o presidente Zelenskiy. “Os ucranianos já aprenderam durante esses 34 dias de invasão e nos últimos oito anos da guerra em Donbass, que a única coisa em que podem confiar é um resultado concreto.”
Mídia de fusão ou qualquer pessoa envolvida com a Fusion Media não aceitará qualquer responsabilidade por perdas ou danos resultantes da confiança nas informações, incluindo dados, cotações, gráficos e sinais de compra/venda contidos neste site. Esteja totalmente informado sobre os riscos e custos associados à negociação nos mercados financeiros, é uma das formas de investimento mais arriscadas possíveis.
No Comment! Be the first one.