O Open Banking, ou o sistema financeiro aberto, é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros possibilitarem o compartilhamento de informações entre as mais diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central. Além disso, é possível compartilhar apenas a movimentação das suas contas bancárias diferentes por plataformas de plataformas, não o aplicativo ou o site.
Nesta quarta-feira (30), teve início uma segunda etapa da 3ª fase do Open Banking. Sendo assim, confira abaixo todos os detalhes.
É que você provavelmente também gosta:
Open Banking: entenda os próximos passos
Open Banking: nova etapa começa hoje (30)
O Open Banking começou em fevereiro de 2021, com a etapa 1, qual o início do banco de dados das instituições entre si.
Enquanto isso, uma etapa 2 começou em 13 de agosto e começou a mudar o cotidiano do consumidor ao permitir o compartilhamento de dados cadastrais, como tais o nome, CPF/CNPJ, endereço, informações de créditocartões, entre outros.
Já na fase 3, que teve a primeira etapa iniciada em 29 de outubro, começou a ocorrer a integração com o Pix. Ela organizou a parte transacional da evolução do Open Banking. OU seja, trouxe ao ecossistema a alternativa de transações e não somente compartilhar dados.
Assim, nesta quarta-feira (30), a segunda etapa da Fase 3 do Open Banking, entrou em operação. A mesma deve dar início ao funcionamento do Encaminhamento de Proposta de Crédito (EPOC).
O que é o EPOC e como vai funcionar?
Em suma, o processo de Encaminhamento de Proposta de Crédito é uma modalidade do Open Banking, na qual o consumidor terá acesso a várias ofertas de crédito. Tudo isso estará em uma plataforma única, chamada de correspondente digital.
De acordo com os especialistas digitais, ou correspondentes contratos com instituições financeiras diferentes. Bancosque suporta os consumidores.
Sendo assim, nesta etapa, o Open Banking, ou correspondentemente, deve passar os dados do cliente, que passarão por a instituição financeira. Os dados passam por uma e por meio de contratos e pelo Banco Central. E assim, cabe ao banco fazer uma proposta ao cliente via plataforma do correspondente.
A meta desta etapa do Open Banking é a competição entre os correspondentes digitais. E ao consumidor, deve oferecer e opções para comparar os serviços de crédito.
Além disso, o processo de EPOC pode ocorrer através de marketplaces, quando o consumidor entra em um site e procura cotações do tipo de crédito que precisa. Ou, ainda, no checkout de uma oportunidade. Por exemplo: o cliente uma compra bancária online, e quando vai pagar, três opções, como cartão de crédito, Pix e parcelamento EPOC.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então, nos siga no canal não YouTube e em nossas redes sociais, como o o Facebook, Twitter, Instagram e Contração muscular. Assim, você acompanhará tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: atk work / Shutterstock.com