A morte de um ente querido é um momento delicado para todos da família, e pensar nas burocracias e no financeiro momentos tão fútil não parece mesmo.
Mas para evitar o futuro bom já se informar sobre assuntos não é mesmo!? E uma dúvida ainda muito comum é: a viúva viúvo pode receber a herança do falecido ou falecido?
Após a morte de um seguro do INSS já aposentado ou não seus dependentes passarem a uma pensão por morte, e é sobre ela que vamos falar.
O que é pensão por morte?
UMA pensão por morte é um benefício previdenciário pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aos dependentes de um trabalhador que morreu ou que teve a morte declarada pela Justiça, como nos casos de desaparecimento.
Quem tem direito à pensão por morte?
O artigo 16 da Lei de Planos e Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/91) define aqueles que são considerados dependentes:
EU) ou) um filho ou filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 11 (vinte e um inválido que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave;
II) os pais; e
III) o irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave.
Valor da pensão por morte para companheiro
O valor por morte para o 1970/ou companheiro da pensão o óbito ocorreu.entre 6.12.1999.528 (Lei n.1999.19.19.19.19), será de 100% do valor da aposentadoria que o recebidoa ou aquela que teria direito se aposentado por invalidez nos dados do óbito.
Se ocorreu a partir da EC n. 103/2201 valor da pensão por morte para esposa9 o valor da pensão por morte para a esposa o será a um valor familiar de direito equivalente50 falecido ou aquele que teria o valor de direito equivalente50 falecido ou aquele que teria o valor da pensão por morte se fosse morto, acrescido de cotado por incapacidade na incapacidade. percentuais por dependente, até o máximo de 100%.
Duração da pensão por morte para companheiro
- 4 meses
- Quando o óbito ocorreu sem que o segurado tivesse completado 18 contribuições;
- Quando o casamento ou união estável tenha iniciado dois anos antes do falecimento do segurado
- para, ou excônjuge, divorcia separado judicialmente que complementar alimentícia
Quando o seguro completou 18 contribuições:
- 3 meses para quem tem menos de 22 anos;
- 6 anos para quem tem entre 22 e 27 anos;
- 10 anos para quem tem entre 28 e 30 anos;
- 15 anos para quem tem entre 31 e 41 anos;
- 20 anos para quem tem entre 42 e 44 anos;
- vitalícia para quem tem 45 anos de idade ou mais.
- Se você tem invalidez ou tem invalidez ou deficiência, uma pensão durar a deficiência.
Dica Extra do Jornal Contabil: Compreender e realizar os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já você pensou sobre o INSS desde os critérios até a solicitação da melhor, tudo isso apenas um final de semana? Uma alternativa rápido e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápidoporém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSSprocedimentos e normas de como obter informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
No Comment! Be the first one.