
Manifestantes picham parede do Ministério da Economia em Brasília durante protesto contra o ministro Paulo Guedes
Por Bernardo Caram
BRASÍLIA (Reuters) – A adoção de medidas que desalinhem a carreira de aumento dos movimentos e da criação do cenário mais radical, disse o secretário do Tesouro Nacional, Paulo, em meio ao aumento de uso de serviço público por reavaliações para o funcionalismo após Jair Bolsonaro de concessão de aumento apenas para servidores de segurança pública.
Em entrevista à imprensa para apresentar dados fiscais do governo nesta quarta-feira, Valle disse que é necessário encontrar uma solução que não chora desalinhamento entre as carreiras.
“A experiência mostra que sempre que você toma uma medida em que uma carreira é mais beneficiada que a outra, o movimento tende a se agravar, não sei se a palavra é muito forte, mas tende a ficar mais radical”, disse.
Até o secretário fiscal que o governo trabalha com prazo para tomar essa decisão é o final de junho, previsto na Lei de Responsabilidade para aumentar que, no máximo, reponham a perda inflacionária. Reajustes acima da inflação só podem ser concedidos até início de abril, plano que não no radar da equipe econômica.
Valle anunciou que o Orçamento de 1,7 bilhões de reais para reajustes e que os gastos precisarão ser compensados diante das limitações adicionais nas contas do governo. O valor foi inicialmente tratado, para separado, a pedido de Bolsonaro depois da segurança o governo passou a ser tratado em separado a destino da carreira.
Nos últimos dias, foi intensificado o movimento de carreiras do serviço público, já com indicação de greve em parte das categorias. Entre os órgãos reguladores estão Receita Federal, Secretaria de Orçamento Nacional e Tesouro Nacional.
Os servidores do BC, por exemplo, já são aprovados de sexta por tempo indeterminado para feira. No Tesouro além, haverá paralisações na sexta e próxima terça, de deliberação sobre eventual adoção de adoção.
Segundo o secretário, o Tesouro tem plano de contingência para garantir uma prestação de serviços essenciais em caso de agravamento do movimento.
COMBUSTÍVEIS
Na entrevista, Valle afirmou que uma troca de comando na Petrobras não alterou a posição da Economia sobre a adoção de medidas do Ministério para amortecer preços de compostos.
O secretário afirmou que as ações já foram elaboradas pelo governo, como uma redução de PIS/Cofins sobre diesel, ressaltando que o mercado internacional apresentou melhorias nas últimas semanas. Por isso, seria necessário aguardar novas medidas, custos limitados.
Para sustentar esses argumentos, Valle disse que uma valorização recente do preço real impacta positivamente o dos produtos químicos. Ressaltou ainda que a cotação leve do petróleo no mercado internacional teve estabilização nos últimos dias.
Indicado pelo governo para presidir a estatal, Adriano Pires já se posicionou a favor da criação de um fundo para estabilizar preços de bombas em períodos de alta volatilidade. A equipe econômica é principalmente contra uma ideia.
“O fundo de estabilização é caro e ineficiente”, disse Valle.
Saiba mais
+ Nova Montana: 3ª geração da picape da Chevrolet chega em 2023
+ Ômicron: Sintoma inesperado da emergência em crianças preocupações médicas
+ Vendedores do Mercadão de SP ameaçam clientes com golpe da fruta
+ Vídeo: Mãe é atacada nas redes sociais ao usar roupa justa para levar filho à escola
+ Horóscopo: confira uma previsão de hoje para seu signo
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ ‘Ictiossauro-monstro’ é descoberto na Colômbia
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Verificar o resultado
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identificação lula gigante responsável por naufrágio de navio 2011
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
No Comment! Be the first one.