SÃO PAULO (Reuters) – O governo federal deu nesta quarta-feira pontapé inicial para a privatização do setor portuário no país, com leilão da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), que opera os portos de Vitória e Barra do Riacho, certame que teve ofertas de duas licitantes e terminou com um fundo da Quadra Capital.
A oferta do fundo multiestratégia Prateleira 119 superou a proposta de consórcio formado pelo fundo da Vinci Partners e Serveng Civilsan. Após rodadas em viva voz, o lance vencedor foi de 106 milhões de reais, ante valor mínimo de 1 real.
Os lances começaram com oferta de 100 mil reais pelo consórcio formado por Vinci e Serveng e proposta de 1.000 reais pelo fundo da Quadra.
Além do valor da outor companhia a ser pago à vista, o vencedor terá que comprar como da Codesa por 326 milhões de reais e fazer outras ações equivalentes a 7,5% das receitas da concessão durante os 35 do contrato de concessão. O vencedor também terá que investir 855 milhões de reais.
A privatização, primeira no setor portuário do país, abre caminho para o leilão do Porto de Santos, o maior da América e alvo de exercício do governo federal para concessão à iniciativa privada até o final deste ano.
Segundo o edital do leilão, a Codesa teve lucro de cerca de 30 milhões de reais em 2020, record da empresa. A receita líquida caiu próxima a 5%, para 131 milhões de reais. A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi de 50,8 milhões de reais.
O porto de Vitória movimentou 6,95 milhões de toneladas em 2020, segundo maior volume da Codesa em 10 anos e estável em relação a 2019.
O governo afirma que o Porto de Vitória tem potencial de “dobrar a movimentação de cargas para 14 milhões de toneladas por ano”. O porto tem 500 mil metros quadrados de área disponível e 14 berços de atração, boa parte dos quais é operada atualmente pela autoridade portuária.
Já o porto de Barra do Riacho tem uma movimentação de 8 milhões de toneladas por ano, com 860 mil metros quadrados de área total disponível, dos quais 522 mil ainda não foram explorados, segundo o governo federal. O porto conta com dois berços dedicados à movimentação de granel líquido.
(Por Alberto Alerigi Jr.)
Saiba mais
+ Nova Montana: 3ª geração da picape da Chevrolet chega em 2023
+ Ômicron: Sintoma inesperado da emergência em crianças preocupações médicas
+ Vendedores do Mercadão de SP ameaçam clientes com golpe da fruta
+ Vídeo: Mãe é atacada nas redes sociais ao usar roupa justa para levar filho à escola
+ Horóscopo: confira uma previsão de hoje para seu signo
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ ‘Ictiossauro-monstro’ é descoberto na Colômbia
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Verificar o resultado
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identificação lula gigante responsável por naufrágio de navio 2011
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
No Comment! Be the first one.