Resta apenas um para encerrar o prazo de declaração do Imposto de Renda 2022. Neste ano, os brasileiros têm até o dia 29 de abril para acertar as contas com a Receita Federal. De acordo com dados mais recentes, na segunda-feira (2 de manhã), segunda-feira, cerca de 8.368.480. O que representa 25% dos 34,1 milhões de documentos esperados. Então, para saber mais, continue uma leitura.
É que você provavelmente também gosta:
Imposto de Renda: quem está desempregado precisa fazer uma declaração?
Declaração de imposto de renda tem regras específicas para MEI; pneu como suas dúvidas
Empréstimo de acima R$ 5 mil precisa ser garantido no Imposto de Renda 2022?
Veja como se organizar para declarar o Imposto de Renda a tempo
Dessa forma, você ainda não provou sua obrigação e fez a declaração do Imposto de Renda, fique tranquilo. Ainda há tempo. Contudo, existem algumas dicas que podem ajudar você a organizar e realizar esse processo o quanto antes.
A primeira coisa a se saber é a respeito de algumas mudanças neste ano. A principal delas é sobre a ficha de “Bens e Direitos”. Em 2022, ela passa a ter novos grupos de bens, e dentro de cada grupo existem códigos específicos. Confira os grupos com cuidado para não confundir.
Além disso, neste ano todos os contribuintes com dependentes precisarão informar se o mesmo mora ou não no mesmo endereço que o titular. O titular da declaração também se afirma se o alimentando (a) é do titular ou de um dependente. A Receita Federal também ampliou o acesso à declaração pré-preenchida. Ela está disponível online para pessoas com contas cadastradas no gov.br, nos níveis ouro e prata.
Outro tópico que gera dúvidas é a respeito de investimentos. Isso porque, embora parte dos ganhos seja considerado como contribuinte de tributos no país, o contribuinte deve inserir, na declaração de Imposto de Renda 2022, todos os investimentos contraídos em impostos em 2021. Eles devem ser preenchidos na ficha de “Bens e Carteira de Trabalho” ” da declaração, enquanto os rendimentos com eles precisam ser obtidos em outras fichas.
Quanto às deduções do Imposto de Renda, elas podem ser feitas com gastos feitos em 2021 com saúde, educação, previdência privada, pensão e outros. Porém, possuem limites de dedução, todas então sobre. Enfim, os valores da restituição do Imposto de Renda serão pagos em cinco lotes, a partir de maio. O primeiro está previsto para o dia 31 de maio. Os demais serão pagos em junho (30), julho (29), agosto (31) e setembro (30).
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: Lais Monteiro / Shutterstock.com