A Fórmula 202 já começou 1 como um campeonato bastante rápido. Max Max Verstapen, atual, ou melhor do campeonato da temporada de Lewis Hamilton, 7 vezes o melhor do campeonato do mundo, iniciaram com direito no GP do Bahrein, o primeiro do campeonato do mundo. Charles Leclerc ficou com a melhor, e confirmou que a Ferrari vem com tudo de 2022, tanto que junto com Carlos Sainz, completou a primeira vez dos italianos em quase três anos.
Para fãs, o resultado da primeira corrida da temporada já é um reflexo das mudanças. Entre elas estão pilotos, novos regulamentos, novos calendários, brasileiros, espera.
Confira abaixo as alterações na Fórmula 1 de 2022.
Mudanças de pilotos e equipes de Fórmula 1

Foto: Reprodução/Motor Sport
Uma das principais mudanças na Fórmula 1 em 2022 é que o heptacampeão Lewis hamilton terá novo escudeiro, já que Valtteri Bottas não teve seu contrato renovado. Para a posição, a Mercedes apostou no jovem George Russell.
Já no campeonato de 2007, Kimi Räikkönen, se a temporada 1 foi o fim da última temporada, teve sua vaga na Alfa Romeopos e teve por Bottas. A equipe também conta com Guanyu Zhou, o primeiro chinês titular na história da Fórmula 1.
Outra mudança é que Russell saiu da Williams, que trouxe de volta o tailandês Alexander Albon após um 2021 “sabático”. Enquanto na Haas, Kevin Magnussen assumiu a vaga de Nikita Mazepin depois do time norte-americano romper o contrato do piloto russo, como consequência da guerra na Ucrânia.
Brasileiro em pista?

Foto: Divulgação
O Brasil começou a Fórmula 1 de 2022 sem representantes titulares no grid de largada.
O mais próximo a esperar por um lugar na escuderia é Pietro Fittipaldi, que foi cotado para assumir a vaga de Mazepin na Haas. No entanto, Magnussen venceu uma disputa no último instante.
Fittipaldi é o suplente direto na equipe norte-americana. Em 2020, o brasileiro de 25 anos disputou duas corridas depois de Romain Grosjean sofrerá um grave acidente no GP do Bahrein.
O que muda nos carros

Foto: Reprodução/ Motor Sport
Naquele evento, a chuva atrapalhou os comissários e os pilotos deram apenas duas voltas atrás do safety car.
Sem poder ser ultrapassado entre os 10 primeiros anos, Verstappen, pole position, foi atribuído pela metade e depois foi redimido. Esse evento fez a FIA tomar uma atitude para a Fórmula 1 em 2022.
Agora, o GP terá que ter, pelo menos, duas voltas sem safety car e sem o carro de segurança virtual para que os pilotos sejam pontuados. Se a corrida não for finalizada, os pontos serão distribuídos conforme a distância percorrida no respeitoGP.
Calendário da Fórmula 1 de 2022

Foto: Divulgação / Instagram: @f1
Outra mudança é nos calendários. A Fórmula 1 de 2022 será mais longa em 72 anos. Ao todo, a categoria percorrerá 23 circuitos. Entre as novidades, estão a volta das provas na Austrália, em Cingapura e no Japão. O GP do Canadá, no circuito Gilles Villeneve, também volta ao calendário depois de dois anos de transição, por causa da pandemia.
Uma estreia na programação do GP de Miami em traçado nos arredores do Hard Rock Stadium. Em contrapartida, em setembro, foi prova na Rússia. Apesar da FIA não ter anunciado um substituto, a Turquia é um grande favorito.
Nova aerodinâmica

Foto: AFP/Marwan Naamani
Quem gostou da primeira prova no Bahrein pôde perceber que os carros estão mais “lisos”, fruto de um conceito mais limpo de aerodinâmica. Isso porque o efeito-solo voltou depois de quase 40 anos.
Com isso, os carros da Fórmula 1 2022, com mudanças como:
- Dependem menos das asas (tanto quanto atrás quanto atrás)
- Não contem mais com as placas de barcaça, estrutura na lateral
- Terão os bicos mais baixos
- Serão redesenhados os sidepods, entradas laterais de ar
Os resultados dessa mudança são carros não planejados na pista.
Peso dos carros e tamanho dos pneus de Fórmula 1

Foto: Dan Istitene – Fórmula 1/Fórmula 1 via Getty Images
O peso do carro na Fórmula 1 em 2022 é o maior da história. O modelo atual pesa 798kg, 46kg a mais que o da última temporada. Com isso, as equipes tiveram que se adequar às novas medidas.
Os pneus acompanharam a moda de mudança dos carros. De acordo com o novo regulamento, os compostos agora chegarão a 18, cinco polegadas a mais que nas últimas temporadas.
Os pneus de aro 18 também terão uma espécie de calota para amortecer os efeitos aerodinâmicos provocados pelas rodas maiores.
Corridas de velocidade

Foto: Peter Fox/Getty Images
A FIA confirmou a realização de três Sprint Races na temporada, nos mesmos moldes de 2021, mas com resultados diferentes.
Foram escolhidos os:
- GP da Emília-Romagna, em Ímola (22 a 24 de abril)
- GP de Spielberg, na Áustria (8 a 10 de julho)
- GP de Interlagos, no Brasil (11 a 13 de novembro)
A mudança faz com que agora o pole position não seja mais o vencedor do Sprint Racer, no sábado, mas quem fez o melhor tempo na classificação na sexta-feira.
No sábado, os pilotos disputam a prova curta, em que o resultado final se estabelecerá mais a avaliação e a grade para o GP no domingo.
Na temporada de oito escolhidos com 20 pontos de Sprint serão beneficiados. Veja abaixo como será uma distribuição:
1º lugar: 8 pontos
2º lugar: 7 pontos
3º lugar: 6 pontos
4º lugar: 5 pontos
5º lugar: 4 pontos
6º lugar: 3 pontos
7º lugar: 2 pontos
8º lugar: 1 ponto
Fonte: Uol Play
Esse conteúdo Fórmula 1: veja quais são as mudanças para a temporada de 2022 foi criado pelo site Fatos Desconhecidos.
No Comment! Be the first one.