
Por Laura Sanicola e Julia Payne
(Reuters) – O braço comercial suíço da gigante de energia russa Lukoil reduziu as operações depois que a petrolífera cortou seu fornecimento de capital para garantir quase 1 bilhão de dólares em chamadas de margem após as sanções ocidentais, segundo três pessoas familiarizadas com o assunto.
A Litasco, que processava mais de 3,6 milhões de barris por dia, agora está se concentrando no envio de petróleo para as refinarias europeias da Lukoil e na venda de produtos refinados, disseram traders.
Os Estados Unidos e o Reino Unido têm como alvo as exportações russas de energia com sanções após a invasão da Ucrânia pela Rússia no final do mês passado, e muitas empresas da UE impuseram medidas pesadas contra a Rússia, incluindo o congelamento dos ativos de seu banco central.
Os Estados Unidos e outras nações europeias não proibiram os negócios com a Lukoil, mas as empresas de energia, transportadoras e tradings auto-impuseram restrições ao comércio com empresas russas por medo de que sanções futuras pudessem ser decretadas sem aviso prévio.
Empresas russas e grandes compradores de petróleo russo não conseguiram abrir cartas de crédito de bancos ocidentais para cobrir compras.
As tradings ficaram cautelosas ao lidar com a Litasco devido a preocupações com o crédito.
A Litasco foi instruída a parar de fazer hedge em um esforço para preservar o caixa, disseram duas fontes à Reuters.
A Lukoil não respondeu aos pedidos de comentários. A Litasco disse que, como subsidiária da Lukoil, de capital aberto, “não comenta rumores, negócios, assuntos comerciais ou políticos”.
Traders da Lukoil estão transportando petróleo para suas refinarias europeias e comercializando seus produtos refinados, mas a empresa reduziu drasticamente a compra de petróleo de terceiros para fornecimento ou comercialização de refinarias, disseram fontes familiarizadas com o assunto à Reuters.
O Lukoil Group possui quatro refinarias na Rússia e três outras refinarias na Itália, Romênia e Bulgária, de acordo com o site da empresa. Também possui uma participação de 45% em uma refinaria na Holanda. A capacidade agregada dessas refinarias é de 80,4 milhões de toneladas, segundo a empresa.
A Litasco também reduziu severamente o comércio de gás e energia e emissões de carbono, que contribuíram com centenas de milhões de dólares em receita no ano passado, de acordo com um trader.
Toda a comercialização de gasolina e diesel é feita pelo braço comercial Litasco. A Litasco provavelmente manterá traders associados a seus principais ativos de energia, disse uma fonte sênior de trading à Reuters.
Mídia de fusão ou qualquer pessoa envolvida com a Fusion Media não aceitará qualquer responsabilidade por perdas ou danos resultantes da confiança nas informações, incluindo dados, cotações, gráficos e sinais de compra/venda contidos neste site. Esteja totalmente informado sobre os riscos e custos associados à negociação nos mercados financeiros, é uma das formas de investimento mais arriscadas possíveis.
No Comment! Be the first one.