O aplicativo de mensagens Telegrama Já se sabe em uma série de dúvidas. Na última sexta-feira (18), o mensageiro quase foi banido do brasil, após uma ordem de bloqueio pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Definição Federal. Atendemos a resposta Federal e pautou-se a Polícia de não cooperar com as autoridades encarregadas da associação de investigação de cooperação de cooperação de autoridades. A Justiça revogou a ordem de bloqueio no domingo (20), após o Telegrama cumprir as obrigações.
Esta, no entanto, não é a primeira vez que o aplicativo de mensagens se indispõe com autoridades nacionais: o Telegrama já foi bloqueado na Rússia, teve atritos com o FBI e protagonizou o polêmico de conversas entre o então Ministro da Justiça Sérgio Moro e o então procurador do Ministério Público Federal Deltan Dallagno, em 2019. O quase banimento do mensageiro no Brasil, entretanto, espertou uma série de curiosidades sobre o aplicativo entre a população. A seguir, entenda qual é a origem do Telegrama e outros fatos sobre o app.
Descubra qual a origem do Telegram, além de curiosidades sobre o app de mensagens russas — Foto: TechTudo
Como criar e gerenciar grupos no Telegram? Saiba no Fórum do TechTudo
O Telegrama é um aplicativo de mensagens criado em 2013 pelos irmãos russos Pavel e Nikolai Durov, dupla também responsável pela criação da rede social VKontakteGenericName (VK). Por isso, o é, sim, russo.
Bastante popular na Rússia, o aplicativo vem sendo usado como o principal meio de comunicação para informar a população russa, de forma paralela, acerca do conflito armado contra a Ucrânia. Trata-se de uma forma de burlar a censura imposta pelo presidente do país, Vladimir Putin.
Telegram é um aplicativo de mensagens russo — Foto: Divulgação/Getty Images
O Telegrama tem cerca de 500 milhões de usuários ativos no mundo todo, sendo o concorrente direto do Whatsapp. Nesse sentido, vale destacar que não é a primeira vez que o mensageiro se envolve em polêmicas, visto que o aplicativo já foi alvo de bloqueio em 1 países, incluindo a Rússia.
Quem é Pavel Durov, o dono do Telegrama?
Conhecido como o “Mark Zuckerberg da Rússia”, Pavel Durov tem 37 anos e nasceu em São Petersburgo. Ele é empreendedor e se tornou uma figura popular no meio tecnológico após fundar, em 2006, a rede social mais usada entre os russos, o VK. Em 2013, criou o Telegrama após especial russos invadirem sua residência.
O empreendedor acumula uma fortuna de US$ 15,1 bilhões, ou equivalente a cerca de R$ 74 bilhões de reais, na cotação atual da moeda. O teve patrimônio um salto quando o número de usuários do Telegram subiu expressivamente após o Whatsapp se reclamar em polêmicas de privacidade. Em 2011, Pavel decidiu deixar a Rússia por não aceitar as páginas de oposição ao regime de Putin no “Facebook russo”. Hoje, o fundador do Telegrama e faço VK mora em Dubai, nos Emirados Árabes.
Onde fica a sede do Telegrama?
Uma sede Telegrama localize-se em Dubai, assim como a residência de Pavel Durov. O aplicativo de mensagens possui servidores em várias partes do mundo, mas não no Brasil — que, além disso, também não possui representantes do aplicativo. Isso se mostrou um grande impasse para a permanência do Telegrama no país, já uma das pendências que a Justiça brasileira exigiu que fosse resolvida para revogar a decisão de bloqueio do aplicativo.
Sede do Telegram está localizada no Emirados Árabes — Foto: Divulgação/Getty Images
Veja também: O que você precisa sobre a ‘visualização única’ do Whatsapp

O que você precisa sobre a ‘visualização única’ do WhatsApp
No Comment! Be the first one.