Segundo dados divulgados pelo IBGE na sexta-feira (18), a taxa de desemprego no Brasil caiu para 11,2% em janeiro de 2. As informações foram transmitidas através da Pesquisa Nacional por Domic Contínua.
Com isso, houve um recuo de 0,9 ponto percentual na comparação com o trimestre anterior, finalizado em outubro. Para saber mais, confira a seguir!
É que você provavelmente também gosta:
4 benefícios aos quais uma pessoa desempregada tem direito
Entrar com processo contra a empresa pode prejudicar um novo emprego?
Taxa de desemprego cai para 11,2% no trimestre encerrado em janeiro
Dessa forma, de acordo com os resultados, essa é a menor taxa para o período desde 2016, quando o país foi registrado 9,6%. Até então, a espera dos economistas era de uma taxa de desemprego de 11,4%. Portanto, ficou um pouco abaixo do esperado.
Já em relação à população sem ocupação, o número foi de 12 milhões de pessoas, representando uma queda de 6,6%. Com isso, ao todo, houve uma redução de 858 mil pessoas.
Se analisarmos com o mesmo período do ano anterior, a queda no percentual de desocupados é de 18,3%. Ou seja, isso significa 2,7 milhões de pessoas a menos na recolocação no mercado.
Por fim, uma pesquisa também mostrou que 95,4 milhões de pessoas estavam ocupadas no período, um aumento de 1,6%. Já o nível percentual da despesa foi estimado em 55,3%, mais 0,7 ponto frente ao trimestre anterior.
Segundo o IBGE, um dos motivos para o resultado positivo e redução do desemprego foi o setor do comércio, que teve uma grande mudança a partir do 2º semestre de 2021.
Excluindo os setores de correio, transporte e armazenamento também e do setor de serviços domésticos, a área de serviços registrador cresce no trimestre, o que influenciou no resultado do relatório.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: Elle Aon / shutterstock.com