Never Bulls**t the Client: My Life in Investment Consulting. 2019. Richard M. Ennis, CFA. Carom Press.
Quando você pega um livro com esse título, pode esperar um conteúdo breve, direto e sem medo de abalar a gaiola da sabedoria convencional. Isso é exatamente o que você obtém com este livro de memórias de Richard M. Ennis, CFA. Concentrando-se em suas experiências pessoais e de negócios desde a infância até a aposentadoria, o livro leva os leitores através da vida e carreira de Ennis de duas perspectivas.
Uma faixa é a história pessoal. Passa pelos primeiros anos do autor, focado em salões de bilhar e carros velozes, com poucas indicações de seu futuro profissional, até sua chegada um tanto acidental nos mercados de segurança durante a “era go-go” do final dos anos 1960. É a história de um empreendedor que não apenas estava no lugar certo na hora certa (a famosa Divisão de Avaliação de Fundos da AG Becker, conhecida como o berço da indústria de consultoria de investimentos de hoje), mas também estava preparado para arriscar iniciar uma nova empresa ( Ennis, Knupp & Gold) no que era efetivamente uma nova indústria.
A trilha paralela leva os leitores através da evolução desse novo setor, desde o início desconexo dos consultores independentes tentando descobrir se eles tinham um modelo de negócios viável até o influente negócio de consultoria de hoje, dominado por um número relativamente pequeno de megaempresas.
Os estudantes da indústria de investimentos devem estar cientes de que este não é um livro didático nem uma crônica histórica. A história de Richard Ennis é apenas isso – uma história – ou melhor, uma série de histórias. O negócio de consultoria é (principalmente) sobre pessoas, e é isso que recebemos. Como seria de esperar, alguns dos colegas e conhecidos de Ennis serão bem conhecidos dos leitores. Além de seus parceiros originais, Jim Knupp e Ron Gold, aprendemos sobre o envolvimento de Ennis com Harry Markowitz, Jim O’ Brien, Dennis Tito e muitos outros investidores notáveis. Mas também ouvimos sobre seus amigos do salão de bilhar, incluindo Bunt, Gator e Becky, o barman!
Significativamente, cerca de um terço do conteúdo do livro está contido em seus dois apêndices. Eles consistem em uma seleção de artigos de Ennis sobre uma ampla gama de assuntos, incluindo política de investimento. (Foi editor executivo do Jornal de analistas financeiros de 2006 a 2010.) Os artigos fornecem informações não apenas sobre vários tópicos importantes, mas também sobre a abordagem de Ennis para a indústria de investimentos.
Para os profissionais de investimentos, minha principal sugestão é ler este livro de trás para frente. Não literalmente, é claro, mas para aqueles que procuram especificamente por insights de investimento, o apêndice é o ponto de partida. O inócuo “Apêndice 1” tem apenas 16 páginas, mas é a “essência de Ennis” – uma exposição clara do pensamento do autor sobre política de investimento para fundos institucionais.
Os artigos do “Apêndice 2” também merecem ser lidos. Embora sejam anteriores à aposentadoria de Ennis com a venda de sua empresa em 2010, as mensagens ainda são relevantes hoje. De fato, é interessante notar como alguns desses artigos permanecem relevantes, uma década ou mais depois de terem sido escritos. “Darwin e a proliferação de produtos de investimento”, por exemplo, levanta preocupações sobre o grande número de novos produtos impulsionados por necessidades de negócios, em vez de inovação de investimento. Esse artigo é de 1997! “The Uncorrelated Return Myth” é uma refutação animada de 2009 da existência de ativos não correlacionados e de alto risco, enquanto “Pensions or Penury?” prenuncia uma crise que continua a se desenrolar desde que o artigo foi publicado pela primeira vez em 2007.
Com essa leitura em seu currículo, só então volte ao capítulo 1 e comece a história envolvente da vida e carreira de Richard Ennis. Como um “livro de histórias”, é bem escrito, com um toque leve que equilibra anedotas pessoais, encontros com luminares de investimentos e noções básicas de consultoria de investimentos. Em seu prefácio, Ennis observa que seu objetivo é “ajudar as pessoas nas áreas de gestão de investimentos e consultoria a obter uma melhor apreciação de nossa história compartilhada”. Da perspectiva deste revisor, ele conseguiu isso.
Se você gostou deste post, não se esqueça de se inscrever no Investidor Empreendedor.
Todos os posts são da opinião do autor. Como tal, eles não devem ser interpretados como conselhos de investimento, nem as opiniões expressas refletem necessariamente as opiniões do CFA Institute ou do empregador do autor.
Aprendizagem profissional para membros do CFA Institute
Os membros do CFA Institute têm o poder de autodeterminar e relatar os créditos de aprendizado profissional (PL) obtidos, incluindo conteúdo sobre Investidor Empreendedor. Os membros podem registrar créditos facilmente usando seus rastreador PL online.
No Comment! Be the first one.