
Por Huw Jones
LONDRES (Reuters) – O Conselho de Estabilidade Financeira global está examinando de perto o uso de criptoativos durante a guerra na Ucrânia, após preocupações de que eles possam ser usados para evitar sanções ocidentais à Rússia.
O setor de criptomoedas está na defensiva em meio a avisos de legisladores dos EUA e da Europa de que as empresas de ativos digitais não estão à altura da tarefa de cumprir as sanções financeiras ocidentais impostas à Rússia após a invasão da Ucrânia pelo país.
Algumas exchanges de criptomoedas rejeitaram chamadas para cortar todos os usuários russos, levantando preocupações de que as criptomoedas possam ser usadas como forma de contornar sanções.
A Ucrânia também levantou milhões de dólares em criptomoedas depois de postar apelos nas mídias sociais por doações em bitcoin e outros tokens digitais.
“Nós do FSB estamos monitorando a situação, a situação de conflito em relação às criptos”, disse Patrick Armstrong, membro do secretariado do FSB, em uma conferência City & Financial.
O FSB, que agrupa reguladores financeiros, bancos centrais e funcionários do Ministério das Finanças do Grupo das 20 economias, está compartilhando as informações que obtém entre seus membros, disse Armstrong.
John Glen, ministro de serviços financeiros da Grã-Bretanha, disse na mesma conferência que as medidas já tomadas pelo Reino Unido para colocar criptoativos sob restrições contra lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo apoiarão a aplicação da lei em criptoativos.
“Achamos que essas medidas apoiarão ativamente a resposta do governo à invasão da Ucrânia pela Rússia”, disse Glen.
Mídia de fusão ou qualquer pessoa envolvida com a Fusion Media não aceitará qualquer responsabilidade por perdas ou danos resultantes da confiança nas informações, incluindo dados, cotações, gráficos e sinais de compra/venda contidos neste site. Esteja totalmente informado sobre os riscos e custos associados à negociação nos mercados financeiros, é uma das formas de investimento mais arriscadas possíveis.
No Comment! Be the first one.