
(Reuters) – A Ucrânia desafiou uma exigência russa de que suas forças deponham armas antes do amanhecer desta segunda-feira em Mariupol, onde centenas de milhares de civis ficaram presos em uma cidade sitiada e já devastada pelo bombardeio russo.
Na capital Kiev, um bombardeio atingiu um shopping center na noite de domingo, matando pelo menos oito pessoas, destruindo prédios próximos e deixando pilhas de escombros fumegantes e destroços retorcidos de carros queimados espalhados por várias centenas de metros.
O ataque de quase um mês da Rússia à Ucrânia estagnou na maioria das frentes, não conseguindo tomar uma única grande cidade ou derrubar rapidamente o governo. Mas bombardeios e mísseis russos causaram devastação em áreas residenciais construídas.
BRIGANDO
* Autoridades em Odesa acusaram as forças russas de realizar um ataque contra edifícios residenciais nos arredores da cidade na segunda-feira, o primeiro ataque desse tipo no porto ucraniano do Mar Negro.
* As forças aéreas russas atingiram uma instalação militar do exército ucraniano na região de Rivne com mísseis de cruzeiro, disse o Ministério da Defesa da Rússia nesta segunda-feira.
CIVIL
* A Ucrânia descreveu a situação em Mariupol na segunda-feira como “muito difícil” e disse que não conseguiu estabelecer um novo corredor seguro para evacuar civis da cidade sitiada. Horror e confusão reinam em Mariupo, onde as pessoas estão enterrando vizinhos mortos à beira da estrada.
* Dez milhões de pessoas foram deslocadas pelo conflito, segundo a agência de refugiados da ONU.
SANÇÕES
* Os líderes da União Européia iniciaram uma semana de intensa diplomacia com o objetivo de acordar novas sanções contra a Rússia, incluindo um possível embargo de seu lucrativo setor de petróleo e gás exigido por alguns estados membros. Mas esse movimento parece divisivo. A Alemanha mantém sua posição de que não pode dispensar as importações de petróleo da Rússia, disse um porta-voz do governo. A UE de 27 países ainda depende da Rússia para 40% de seu gás.
DIPLOMACIA
* O Kremlin disse na segunda-feira que as negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia ainda não fizeram nenhum progresso significativo. Moscou acusou Kiev de atrasar as negociações ao fazer propostas inaceitáveis para a Rússia. A Ucrânia disse que está disposta a negociar, mas não vai se render ou aceitar ultimatos russos.
CITAÇÕES
* “Infelizmente, a agressão violenta contra a Ucrânia não está diminuindo”, disse o Papa Francisco. “É um massacre sem sentido onde todos os dias se repetem massacres e atrocidades.”
* “Kyiv chamando para o mundo inteiro … Saia da neutralidade, meninos e meninas”, algumas das letras da banda punk ucraniana Beton reformulação da famosa “London Calling” do grupo de punk rock britânico The Clash.
Mídia de fusão ou qualquer pessoa envolvida com a Fusion Media não aceitará qualquer responsabilidade por perdas ou danos resultantes da confiança nas informações, incluindo dados, cotações, gráficos e sinais de compra/venda contidos neste site. Esteja totalmente informado sobre os riscos e custos associados à negociação nos mercados financeiros, é uma das formas de investimento mais arriscadas possíveis.
No Comment! Be the first one.