
Por Jonathan Stempel
(Reuters) – Promotores dos Estados Unidos acusaram um ex-funcionário da Apple Inc (NASDAQ:) de fraudar a fabricante do iPhone em mais de 10 milhões de dólares em uma série de esquemas.
Dhirendra Prasad enfrenta cinco acusações criminais depois de explorar sua “posição de confiança” como comprador na cadeia global de fornecimento de serviços da Apple para fraudar a empresa, de acordo com documentos apresentados na sexta-feira ao tribunal federal de San Jose, Califórnia.
Os promotores disseram que, como comprador da Apple, Prasad negociou com fornecedores e fez pedidos, com a Apple fazendo pagamentos com base nos valores das faturas que ele inseriu em seu sistema de compras.
Prasad supostamente fraudou a Apple recebendo propinas, roubando peças usando ordens de reparo falsas e fazendo com que a Apple pagasse por itens e serviços que nunca recebeu
Os promotores disseram que Prasad também evadiu impostos e lavou os lucros de seus esquemas. A Apple o demitiu em dezembro de 2018 após uma década de emprego, mostram documentos judiciais.
Não está claro se Prasad tem um advogado. Prasad não pôde ser contatado imediatamente no domingo para comentar. Um número de telefone listado para ele foi desconectado.
Dois proprietários de fornecedores que fizeram negócios com a Apple e que supostamente conspiraram com Prasad em esquemas de fraude semelhantes se declararam culpados de acusações relacionadas em dezembro, mostram registros do tribunal.
Prasad enfrenta acusações que incluem conspiração para cometer fraude eletrônica e postal, lavagem de dinheiro e fraude nos Estados Unidos, bem como evasão fiscal.
Sua acusação está marcada para 24 de março. Os promotores também querem que Prasad perca milhões de dólares em imóveis e outros ativos.
Mídia de fusão ou qualquer pessoa envolvida com a Fusion Media não aceitará qualquer responsabilidade por perdas ou danos resultantes da confiança nas informações, incluindo dados, cotações, gráficos e sinais de compra/venda contidos neste site. Esteja totalmente informado sobre os riscos e custos associados à negociação nos mercados financeiros, é uma das formas de investimento mais arriscadas possíveis.
No Comment! Be the first one.