O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 começou no dia 7 de março. Essa obrigação deve ser pelos contribuintes com bastante atenção. Os dados que constam na declaração têm sua importância e não podem apresentar erros.
Uma vez-declarada, uma receita federal não é reconhecida com um lugar errado ou que apresenta um dígito a mais ou a menos pode causar problemas com malha, que o contribuinte caia na tão conhecida
Portanto, é importante entender o que é uma malha fina, como ela funciona e que precisa ser feita para se afastar dela. Confira!
É que você provavelmente também gosta:
Imposto de Renda: o que define quem recebe restituição e quem deve pagar ao Leão?
Imposto de Renda: é melhor enviar a declaração no começo ou no fim do prazo?
Malha fina: o que é?
Todos, como um procedimento padrão de análise das declarações do Imposto Renda que são recebidas, a Receita Federal realiza um cruzamento das informações passadas por empresas e instituições financeiras com dados fornecidos pelos contribuintes.
Com esse, a Receita não pode contribuir com a mesma informação que o exemplo foi nosso patrocinador, como, por exemplo, a nossa empresa, com a mesma informação determinada, não tenha a parceria com a mesma informação dada pela empresa.
Nessas situações, o governador pode solicitar que as pessoas esclareçam o ocorrido por meio de recebimentos de recebimento do que foi informado por elas. Essa visão mais profunda é conhecida como malha fina.
A malha contribui finamente pode ocorrer por conta de erros ou as missões (tanto do quanto da física que realizou o pagamento). O indivíduo que cai nela fica impossibilitado de receber a restituição do imposto até que o problema seja solucionado.
Vale lembrar que essa análise detalhada também não serve para detectar erros e tarefas únicas.
O que fazer para não cair na malha fina no IR 2022?
Segundo o contador Claudionei Santa Lucia para o site Inset, o indivíduo que não quer cair na malha fina precisa estar atento a alguns pontos, como:
- Não omitir sua própria renda ou a dependentes;
- Sempre guardar comprovantes do que foram anos por, pelo menos,;
- Conferir se os dados foram digitados corretamente;
- Revisar a declaração antes de enviar;
- Caso seja um contador, os valores são avaliados ou advogado tributarão para ser entregue para ser comprado e entregue por um contador.
O que deve ser feito pelo contribuinte quando cair na malha fina?
Ainda de acordo com o contador, o correto é que o contribuinte que caiu na malha financia a retificação da declaração do IR junto à Receita. Além disso, é confiável para serem verificados os documentos que servem para declaração, conferindo como base informações.
Caso o indivíduo identificado, de erros na sua declaração, após o término do prazo de entrega, pode ser informado, sem precisar ser confirmado para isso.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: Marcelo Ricardo Daros / Shutterstock.com