É janeiro e estrategistas e economistas estão ocupados anunciando suas previsões para 2020. Como todos os anos, haverá muitas previsões mainstream nos dizendo que tudo vai ficar bem. E haverá alguns que são tão ultrajantes em seu otimismo ou pessimismo que realmente ganham as manchetes.
Mas para os investidores, estar certo é mais importante do que ganhar manchetes. E estar certo é muito mais difícil do que ser ultrajante.
No meu próximo livro 7 erros que todo investidor comete (e como evitá-los)), examino as previsões de retorno do S&P 500 de profissionais de investimento nos últimos 20 anos. Em 13 desses anos, as previsões do início do ano estavam erradas em mais de 10 pontos percentuais. Muitas vezes, eles nem mesmo chamavam corretamente a direção do mercado de ações.
O gráfico a seguir mostra com que frequência a previsão de consenso anual antecipou que o mercado de ações subiria ou cairia e de que maneira ele realmente foi nos próximos 12 meses. Apenas em nove dos 20 anos o consenso acertou.
Previsões do mercado de ações do analista de consenso, 2000–2019

E isso é baseado no consenso das previsões dos analistas. Nova pesquisa de Ritong Qu, Allan Timmermann e Yinchu Zhu mostra que a previsão de consenso de economistas individuais supera até mesmo a do economista mais habilidoso. Portanto, os investidores devem confiar na sabedoria da multidão e seguir a previsão do consenso dos especialistas, em vez de qualquer previsão individual.
Mas acho que você já sabia disso, não é? O que você provavelmente não sabia, porque a pesquisa foi publicada apenas em alemão e, portanto, nunca foi manchete na imprensa de língua inglesa, é que existe uma maneira simples de superar até mesmo a previsão de consenso de uma multidão de especialistas.
Oliver Hein e Markus Spiwoks analisaram mais de 150.000 previsões de mercado de ações, taxas de juros e taxas de câmbio compiladas pelo Instituto Alemão ZEW entre 1995 e 2004. Essas previsões buscavam prever seis mercados de ações internacionais e as taxas de juros nesses mercados, bem como as principais taxas de câmbio , para os próximos três e 12 meses.
Aqui, novamente, o consenso geralmente supera quase todas as previsões individuais. Mas Hein e Spiwoks descobriram que o consenso se correlacionava mais com onde os mercados de ações e as taxas de juros estavam no momento da previsão do que no momento em que a previsão pretendia prever. De certa forma, os especialistas parecem começar com a situação atual e depois tentar adivinhar em que direção os mercados se moveriam.
Não é irônico?
A capacidade dos analistas de mercado “especialistas” é tão pobre que os investidores estão melhor assumindo que nada mudará. Na verdade, prever que os mercados de ações ou as taxas de juros estarão exatamente onde estão hoje daqui a um ano não apenas tende a ser mais preciso do que a previsão individual mais qualificada, mas também mais preciso do que a previsão de consenso.
Portanto, quando se trata de previsões de final de ano, economistas e analistas devem evitar fazê-las e os investidores devem evitar ouvi-las.
No entanto, é janeiro. Então, onde estarão os mercados de ações e as taxas de juros no final de 2020? Estou adivinhando exatamente onde eles estão hoje. As chances são de que eu esteja menos errado do que todas as outras previsões de especialistas, consensuais ou não.
Para mais de Joachim Klement, CFA, não perca 7 erros que todo investidor comete (e como evitá-los) e Perfil de Risco e Tolerânciae inscreva-se no seu Klement sobre investimentos comentário.
Se você gostou deste post, não se esqueça de se inscrever no Investidor Empreendedor.
Todos os posts são da opinião do autor. Como tal, eles não devem ser interpretados como conselhos de investimento, nem as opiniões expressas refletem necessariamente as opiniões do CFA Institute ou do empregador do autor.
Crédito da imagem: ©Getty Images/wildpixel
Aprendizagem profissional para membros do CFA Institute
Os artigos selecionados são elegíveis para crédito de Aprendizagem Profissional (PL). Registre créditos facilmente usando o CFA Institute Members App, disponível em iOS e Android.
No Comment! Be the first one.