
2/2
Por Richard Cowan
WASHINGTON (Reuters) – A investigação do Congresso dos Estados Unidos sobre o ataque mortal de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio revelará novos detalhes dos eventos daquele dia e pode recomendar novas penalidades criminais para autoridades que não cumprirem seus deveres, disse a deputada Liz Cheney no domingo.
“Haverá recomendações legislativas e certamente haverá informações” sobre o ataque que o público ainda não ouviu, disse Cheney ao programa “Meet the Press”, da NBC-TV.
Cheney é um dos dois republicanos do comitê seleto da Câmara dos Deputados, composto por nove pessoas, que vem realizando sessões a portas fechadas nos últimos meses, entrevistando testemunhas sobre os eventos que antecederam e durante o ataque por apoiadores do então presidente Donald Trump. Trunfo.
Espera-se que o comitê realize audiências públicas ainda nesta primavera. Cheney disse que uma das principais prioridades será fazer recomendações, incluindo possíveis “penalidades criminais adicionais”.
Tais penalidades, acrescentou Cheney, seriam destinadas ao “tipo de abandono supremo do dever que você viu com o ex-presidente Trump quando ele se recusou a dizer à multidão para ir para casa depois de provocar aquele ataque ao Capitólio”.
Cheney disse à NBC que seu trabalho no comitê só aumentou sua angústia com o que aconteceu naquele dia.
“Eu não aprendi nada desde que estou neste comitê que me deixou menos preocupado ou menos preocupado com a gravidade da situação e as ações que o presidente Trump tomou e também se recusou a tomar enquanto o ataque estava em andamento”, ela disse. disse.
Milhares de apoiadores de Trump invadiram o Capitólio, lutando com a polícia e enviando legisladores correndo por suas vidas depois que Trump em um discurso inflamado perto da Casa Branca repetiu suas falsas alegações de que sua derrota nas eleições foi resultado de fraude generalizada.
Vários tribunais, autoridades eleitorais estaduais e membros do próprio governo de Trump rejeitaram essa afirmação como falsa.
Trump tem flertado abertamente com a possibilidade de concorrer novamente em 2024 em uma série de comícios.
Cheney e o deputado Adam Kinzinger, que também atua no comitê especial, estavam entre os únicos 10 republicanos que votaram no início do ano passado pelo impeachment de Trump por seu papel no ataque de 6 de janeiro.
Um policial que lutou contra manifestantes em 6 de janeiro morreu no dia seguinte ao ataque e quatro que guardavam o Capitólio morreram mais tarde por suicídio. Quatro manifestantes também morreram, incluindo uma mulher que foi baleada por um policial enquanto tentava subir por uma janela quebrada. Cerca de 140 policiais ficaram feridos durante o ataque de uma hora.
Mídia de fusão ou qualquer pessoa envolvida com a Fusion Media não aceitará qualquer responsabilidade por perdas ou danos resultantes da confiança nas informações, incluindo dados, cotações, gráficos e sinais de compra/venda contidos neste site. Esteja totalmente informado sobre os riscos e custos associados à negociação nos mercados financeiros, é uma das formas de investimento mais arriscadas possíveis.
No Comment! Be the first one.