
Por Rod Nickel e Ann Maria Shibu
(Reuters) – Pacífico canadense A Railway (NYSE:) interrompeu as operações e bloqueou trabalhadores por causa de uma disputa trabalhista no início do domingo, com cada lado culpando o outro por uma interrupção que provavelmente interromperá o envio de commodities importantes em um momento de preços em alta.
“Estamos muito desapontados com esta reviravolta”, disse o porta-voz da Teamsters Canada Rail Conference, Dave Fulton. O sindicato disse em comunicado que começou a greve em todo o país na disputa que diz afetar 3.000 engenheiros, condutores e trabalhadores de pátio.
O segundo maior operador ferroviário do Canadá acusou o sindicato de deturpar a posição da empresa, dizendo em comunicado que os Teamsters estavam “bem cientes dos danos que essa ação imprudente causará à cadeia de suprimentos canadense”.
O Ministro do Trabalho Seamus O’Regan Jr disse que o CP e os Teamsters ainda estavam à mesa com os mediadores federais.
“Estamos monitorando a situação de perto e esperamos que as partes continuem trabalhando até chegarem a um acordo”, disse ele em um tweet logo após a meia-noite.
O Canadá, o maior país em área depois da Rússia, depende muito da ferrovia para transportar commodities e produtos manufaturados para o porto. A rede da CP atravessa grande parte do sul do Canadá e se estende até Kansas City, nos Estados Unidos.
O bloqueio é o mais recente golpe na cadeia de suprimentos do Canadá, que no ano passado resistiu às inundações na Colúmbia Britânica que destruíram os trilhos e suspenderam o acesso ao maior porto do Canadá. A CP disse que uma paralisação interromperia o movimento de grãos, potássio e carvão.
O CP havia notificado o sindicato na quarta-feira que bloquearia os funcionários no domingo, impedindo um avanço nas negociações sobre um acordo que abrange pensões, salários e benefícios.
Ele disse que a principal questão de negociação é o pedido do sindicato por tetos mais altos de pensão. O diretor financeiro Nadeem Velani disse em uma conferência de investidores em Nova York na terça-feira que a ferrovia não estava disposta a aceitar essa demanda.
do Canadá Nutrien (NYSE:) disse esta semana que pode precisar reduzir a produção de potássio em suas minas na província de Saskatchewan se a paralisação durar mais do que alguns dias.
A última grande interrupção do trabalho ferroviário do país foi uma greve de oito dias da Canadian National Railway (TSX:) Co em 2019. Mas nos últimos 12 anos, houve 12 paralisações devido ao mau tempo, bloqueios ou problemas trabalhistas, de acordo com o Western Associação Canadense de Produtores de Trigo.
Mídia de fusão ou qualquer pessoa envolvida com a Fusion Media não aceitará qualquer responsabilidade por perdas ou danos resultantes da confiança nas informações, incluindo dados, cotações, gráficos e sinais de compra/venda contidos neste site. Esteja totalmente informado sobre os riscos e custos associados à negociação nos mercados financeiros, é uma das formas de investimento mais arriscadas possíveis.
No Comment! Be the first one.