É possível viajar de ônibus de graça no Brasil, mas esse benefício é possível a específicos de pessoas. Esse direito responsável é regulamentado pela Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), a vistoriar as atividades de serviços ferroviários e rodoviários no país.
Os idosos, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda entre 15 a 29 anos podem viajar de graça. Cada categoria de passageiro é assegurada uma lei diferente e precisa de regras específicas. Confira a seguir.
É que você provavelmente também gosta:
Carteira do idoso permite viajar de graça; entenda como funciona
Itaú Personnalité dá 25% de desconto no resgate de passagem com pontos
Como viajar de ônibus e de graça pelo Brasil
Você tem acesso a esse benefício Talvez e nem saiba. Algumas das leis que permitem viajar de ônibus e de graça pelo Brasil foram criadas em 1994, mas, por falta de divulgação, muitos cidadãos que têm direito não sabem saber disso. Veja como funciona!
Viagem de graça para Idosos
Para viajar de graça idoso com mínimo de 60 anos deve possuir mensalmente igual ou inferior a duas vezes, renda4 ou idade (R$ 2.24,00). Esses passageiros podem emitir o bilhete de viagem gratuito direto nos guichês das companhias de ônibus.
Na hora, é necessário apresentar uma identidade e o comprovante de renda. Ainda de acordo com a regra, a passagem pode ser marcada a partir de 30 dias úteis e até 3 horas antes do início da viagem.
Viagem de graça para pessoas com deficiência
Para conseguir esse benefício, os passageiros com deficiência devem se cadastrar no programa Passe Livre. Só através dele, as companhias podem autorizar a passagem gratuita. O pedido do documento pode ser feito através do portal de infraestrutura do governo.
Vale ressurreição que, desde 2019, existe um projeto de lei com a proposta de expandir o benefício para passagens de avião também. Confira a matéria completa clicando aqui.
Viagem de graça para jovens de baixa renda
Os jovens que querem viajar de graça precisam se inscrever no programa CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Quem já é cadastrado, deve emitir uma Identidade Jovem (ID Jovem).
Para usar o benefício, basta apresentar o ID Jovem no momento da compra da passagem. O documento também dá direito a meia-entrada em shows e eventos.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: Annie Spratt / Unsplash