Gran Turismo 7 está fora do ar desde a madrugada da última quinta (17) por decisão da Polifonia Digital, desenvolvedora da franquia. Segundo o estúdio, um problema com o polêmico update 1.07 do jogo de PlayStation 5 (PS5) e PlayStation 4 (PS4) obrigou a necessidade de prolongar o período de manutenção de títulos que normalmente acompanham as atualizações de GT7 e de GT Sport, anterior da série. Jogadores podem acompanhar o Server Status no site oficial do jogo.
GT7 conta com modo online e single-player, mas sem Internet, nenhuma das funcionalidades avançadas do jogo fica disponível. Desde o comunicado, exibido na madrugada de quinta, nem o estúdio ou Sony a oferta pública como razões por trás da queda. O TechTudo entrou em contato com a empresa e aguarda o posicionamento.
Sem servidores, Gran Turismo 7 impede até o acesso à campanha para um jogador — Foto: Reprodução/Filipe Garrett
GT7 tem um componente online que apresenta muitas características de GT Sport, mas oferece também um modo campanha single-player. No entanto, o modo para um jogador fica inacessível se o console estiver sem acesso à Internet, ou nesse caso, comunicação com os servidores de postos do ar pela Poliphony.
Essa característica tem acesso restrito ao jogo, já que, offline, o título oferece um catálogo bem restrito de atividades, girando em torno de corridas com uma lista pré-definida de carros e o modo que envolve música e corrida contra o tempo. Os jogadores não podem estar e seu progresso registrado offline quando perdido o jogo é encerrado ou quando os servidores eventualmente voltarem.
Ainda não se sabe o que colocou Gran Turismo fora de combate, mas uma atualização para a versão 1.08 do jogo já está disponível no momento. Mesmo quem já aplicou o update relata que o jogo segue offline. O próprio site oficial do título indica que os servidores verificados seguem inacessíveis, conforme não consta dessa matéria.
Gran Turismo 7 segue offline na manhã de sexta (18) — Foto: Reprodução/Filipe Garrett
Em face ao problema, os jogadores são demonstrados na Internet e organizados em uma “bomba de revisão” em plataformas como o Metacritic. Ou seja, dar notas negativas para o jogo em forma de protesto.
Polêmica do update e as microtransações
Antes de ficar fora do ar, tiveram um curto período de acesso ao jogo atualizado para a versão 1.07. Entre as mudanças, o pacote organizador sensivelmente a quantidade de créditos – o nome da moeda do jogo, conquistados pelos jogadores ao vencer corridas, que vinham sendo indicados pela comunidade como as mais lucrativas.
Jogadores reclamam da mão pesada do jogo em favor das microtransações — Foto: Reprodução/Filipe Garrett
A economia de Gran Turismo 7 vem sendo alvo de críticas desde o lançamento do jogo porque há uma ênfase na venda de créditos em troca de dinheiro real na loja virtual da Sony. Pacotes de até dois milhões de créditos.
Mesmo as corridas mais lucrativas, alvo da modificação, não davam muito dinheiro: algo na faixa de 1,7 milhões de créditos por hora, caso o jogador fosse extremamente em vencer e acumular créditos no processo eficiente de moer. Com a atualização, a mesma prova caiu para algo perto de 850 mil créditos por hora.
Além de preços baixos em face aos preços dos carros mais caros, o jogo pode aceitar o acesso aos modelos mais caros e icônicos: alguns só podem ser adquiridos com itens recebidos de forma aleatória (e quem expiram em alguns dias). Já outros carros aparecem apenas em recursos com limite de tempo: se você não tiver os créditos para comprar um Jaguar clássico, terá de esperar quando ele ficar disponível ou comprar 12 milhões de créditos por R$ 654 para não perder uma chance agora.
No Comment! Be the first one.