Pelo 3º ano seguido, o Governo Federal optou por antecipar o 13º salário do INSS. Em suma, a meta é injetar em torno de R$ 56 bilhões na economia do país, que sofre com os impactos da pandemia e com as consequências do conflito entre a Rússia e Ucrânia. Depois desse movimento do governo, a grande pergunta que fica é: e o 14º? Vai ser liberado? Confira abaixo.
Depois de antecipação do 13º do INSS, 14º vai ser liberado?
Em torno de 35 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de outros auxílios serão contemplados. Apesar do orçamento que a medida deve antecipar no orçamento, os especialistas não devem prever os reflexos da ação no fim do ano. Ou seja, o medo é que os seguros ficam sem renda perto de Natal, e assim, isso leva ao endividamento desse grupo de brasileiros.
Diante disso, a grande pergunta que fica é se haverá, ou não, uma projeção do 14º salário do INSS. Em suma, o benefício é tema de dois projetos de lei no Congresso Nacional. O objetivo é pagar um salário a mais com valor igual ao de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-acidente, auxílio-doença e auxílio-reclusão. Na proposta que segue na Câmara, os pagamentos foram marcados para 2022 e 2023.
Apesar de serem medidas importantes, elas seguem paradas e não devem ser aprovadas. No caso do texto de autoria do deputado Paulo Paim, o primeiro repasse aconteceria neste mês de março. grande estimativa é que a antecipação do 13º pressione o governo a se movimentar para aprovar o 14º A salário.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: rafapress / Shutterstock.com