Eric Sim, CFA, é o autor de Pequenas ações: conduzindo sua carreira ao grande sucesso.
Minhas palestras de liderança de pensamento no Oriente Médio e na Europa foram adiadas e adiadas novamente em 2020. Para convencer os organizadores a realizar seus eventos on-line em vez de pessoalmente, fui às compras e comprei todos os tipos de equipamentos de áudio e vídeo. Isso foi no último dia antes do primeiro bloqueio relacionado à pandemia de Cingapura em abril de 2021.
Não era só eu. Todos precisavam se adaptar ao ambiente em mudança causado pelo COVID-19. Nos últimos 18 meses, muitos dos meus alunos e clientes de coaching, de profissionais de finanças em meio de carreira a executivos seniores, e inúmeros outros em todo o mundo, tiveram que repensar suas estratégias de carreira.
Com isso em mente, aqui estão sete dicas práticas sobre como aproveitar o momento atual para avançar em sua carreira.
1. Estoque de Capital Social
“Sua rede é o seu patrimônio líquido.”
Percebi a veracidade dessa afirmação quando um ex-colega me indicou para um cargo de diretor administrativo no UBS. Eu não teria recebido essa indicação se não tivesse acumulado capital social.
Então, o que é capital social? É a boa vontade e os relacionamentos que você construiu com as pessoas ao longo dos anos. Funciona como colocar dinheiro em um banco: toda vez que você ajuda alguém, você deposita algum capital social. Talvez você pague o almoço para eles, dê uma dica sobre uma vaga de emprego ou compartilhe alguns conselhos de carreira. É uma boa ideia tratar as pessoas com respeito, mesmo que estejam em uma posição júnior. Então a lei da composição entra em ação. Seu capital social cresce à medida que as pessoas que você ajuda hoje avançam em suas carreiras e assumem cargos mais altos amanhã.
No ano passado, muitas empresas se reestruturaram e se redimensionaram. Este ano, as empresas aceitaram o novo normal e estão contratando novamente. À medida que novos empregos se abrem, você quer que suas conexões pensem em você quando souberem de uma posição para a qual você se encaixaria. E você deve fazer o mesmo por eles.
Lembre-se: o analista de nível básico de hoje pode se tornar o CEO de amanhã. Quando você gasta tempo, dinheiro, pensamento e esforço com as pessoas, você será recompensado a longo prazo.
2. Seja um Networker Online
Grandes eventos não vão voltar tão cedo, então haverá menos oportunidades presenciais para conhecer novas pessoas. Saber como alcançar e construir relacionamentos sem se encontrar pessoalmente é uma habilidade essencial.
Networking online é mais importante do que nunca. Mas fique atento. Se tudo o que você está pensando é extrair valor de sua rede, você falhará. Pense a longo prazo, seja deliberado sobre como você pode ajudar a outra pessoa. E certifique-se de desenvolver um perfil online interessante que demonstre imediatamente sua integridade e autenticidade.
Um executivo sênior que conheço, Matt, é um cara criativo com experiência em varejo e consultoria. Ele constrói conexões genuínas através do LinkedIn. Quando ele viu sua conexão com o LinkedIn, Diana estava deixando seu cargo na Apple em Hong Kong para uma oportunidade em Nova York, ele estendeu a mão e a parabenizou. Diana agradeceu e mencionou que a Apple ainda estava procurando seu substituto. Matt expressou seu interesse, conseguiu uma entrevista e conseguiu o emprego!
Nada disso teria acontecido se Matt não tivesse começado com: “Ei Diana, desejando-lhe felicidades em sua próxima aventura em Nova York!”
3. Construa sua marca externa
A impressão de seu empregador sobre você geralmente é formada nos primeiros meses de seu mandato lá. A menos que você faça algo dramático, seus colegas terão dificuldade em mudar sua percepção de você depois disso.
Uma das minhas seguidoras no LinkedIn, Anna, trabalha em uma firma de contabilidade Big Four em Londres. Aqui está o que ela me disse:
“Seis meses atrás, eu queria mudar e embarcar em uma nova jornada de carreira, mas perseguir oportunidades e enviar inúmeros e-mails de acompanhamento não ajudou em nada. Mudei minha estratégia e segui seu conselho para construir minha marca externa. Comecei um podcast e um blog, então oportunidades que antes eram inatingíveis de repente se apresentaram. Além disso, também me ofereceram uma oportunidade de promoção, pois minha equipe me olhava de uma forma diferente.”
Portanto, se você está se sentindo preso e se perguntando por que não encontrou novas oportunidades, considere construir sua marca externa e use isso para mudar a impressão de seus colegas e gerentes sobre você.
4. Desenvolva um interesse secundário
Com muitas empresas, UBS entre elas, permitindo que os funcionários tenham arranjos de trabalho flexíveis e híbridos, agora é um ótimo momento para desenvolver seus hobbies.
Canalize o tempo que você economiza no deslocamento de e para o escritório para escrever o livro que você sempre quis escrever, aprender um instrumento ou desenvolver sua liderança de pensamento nas mídias sociais.
Os interesses secundários o ajudarão a ser mais criativo, expandir sua rede além do seu círculo habitual e torná-lo mais feliz e realizado. Quanto mais feliz você for, mais produtivo você será, e isso também beneficia seu empregador.
5. Solicite uma Transferência Interna
As trajetórias de carreira dos CEOs de bancos tendem a ter duas coisas em comum: a maioria permaneceu na mesma empresa por pelo menos uma década e atuou em várias funções. Piyush Gupta, atual chefe do DBS, está no Citi há 27 anos, por exemplo, enquanto a CEO do Citi, Jane Fraser, está no Citi há 17 anos e na McKinsey há 10.
Se você tiver a chance de solicitar uma transferência interna, vá em frente. Não se preocupe se for apenas um movimento lateral. Você não vai ingressar em uma nova empresa, então você já conhece a cultura e tem sua própria rede interna para explorar. Você pode se concentrar em aprender novos produtos e adquirir novas habilidades enquanto continua a expandir sua rede.
Muitos dos cargos em aberto de hoje nunca existiram antes e as empresas estão tendo dificuldade em encontrar talentos com experiência direta para preenchê-los. Portanto, o próximo melhor candidato pode ser interno, e esse pode ser você. De fato, cada transferência interna pode aproximá-lo de uma posição C-suite.
6. Seja um mestre de zoom
Seja você um executivo C-suite fazendo um discurso na prefeitura ou um analista júnior entrevistando para um emprego, você deve ser capaz de impressionar seu público do outro lado da tela de videoconferência. As reuniões digitais chegaram para ficar, portanto, se você ainda não o fez, atualize seus componentes e suas habilidades de apresentação.
Não importa quão bom seja o seu discurso em público, se o seu público não puder ouvi-lo ou vê-lo bem, você perderá. Você precisa gerenciar sua presença nessas chamadas digitais. Portanto, certifique-se de ser envolvente e cheio de energia. Crie uma biografia em vídeo ou CV e assista. O que você pode melhorar? Como você pode ser mais convincente? Seja honesto consigo mesmo e concentre-se nas áreas que mais precisam de cultivo.
7. Aloque algum tempo para não fazer nada
Trabalhar em casa pode eliminar seu deslocamento, mas pode não deixar tempo de inatividade suficiente para você. Não subestime a utilidade de colocar seu cérebro em ponto morto. Um estado de espírito despreocupado pode ser um grande catalisador para a criatividade. Reserve algum tempo para pensar ou caminhar. Você pode fazer um brainstorming de quem deseja conhecer no próximo mês, quais novas habilidades aprender ou simplesmente aproveitar a natureza e deixar sua mente vagar um pouco. Você ficará surpreso com as novas ideias que surgirá.
Para ter certeza, você não deve sentir a necessidade de implementar todas as sete estratégias. Se você pegar apenas um ou dois e realmente se concentrar neles nos próximos meses, você se colocará no caminho do sucesso na carreira em 2022.
Enquanto isso, tenho que colocar minha jaqueta azul e acender as luzes do meu home studio para me preparar para um webinar. Boa sorte e espero vê-lo no Zoom em breve!
Se você gostou deste post, não se esqueça de se inscrever no Investidor Empreendedor.
Todos os posts são da opinião do autor. Como tal, eles não devem ser interpretados como conselhos de investimento, nem as opiniões expressas refletem necessariamente as opiniões do CFA Institute ou do empregador do autor.
Crédito da imagem: ©Getty Images / caracterdesign
Aprendizagem profissional para membros do CFA Institute
Os membros do CFA Institute têm o poder de autodeterminar e relatar os créditos de aprendizado profissional (PL) obtidos, incluindo conteúdo sobre Investidor Empreendedor. Os membros podem registrar créditos facilmente usando seus rastreador PL online.
No Comment! Be the first one.