
NOVA YORK (Reuters) – Os empregadores dos Estados Unidos contrataram muito mais trabalhadores do que o esperado em fevereiro, empurrando o mercado de trabalho para mais perto do emprego máximo, mas os crescentes ventos contrários das tensões geopolíticas podem prejudicar a confiança empresarial e desacelerar o crescimento do emprego nos próximos meses.
A pesquisa de estabelecimentos do relatório de emprego do Departamento do Trabalho, observada de perto na sexta-feira, mostrou que as folhas de pagamento não agrícolas aumentaram em 678.000 empregos no mês passado, muito mais do que os 400.000 economistas consultados pela Reuters haviam previsto. Os dados de janeiro foram revisados para cima, mostrando 481.000 empregos criados, em vez de 467.000, conforme relatado anteriormente. A taxa de desemprego caiu para 3,8%, a menor desde fevereiro de 2020, de 4,0% em janeiro.
REAÇÃO DO MERCADO:
AÇÕES: Futuros de e-mini do S&P oscilaram e caíram 1,05%, aprofundando uma perda inicial
BÔNUS: O rendimento do título de referência de 10 anos caiu para 1,7666%; Os rendimentos do Tesouro de dois anos caíram para 1,51%
FOREX: O valor subiu 1,06% após adicionar ganhos
COMENTÁRIOS:
LIZ YOUNG, CHEFE DE ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTOS, SOFI
“A reação aqui é que este foi um forte relatório trabalhista. (Presidente do Fed) Jerome Powell esta semana basicamente disse que estamos no máximo de emprego e isso reforça ainda mais que, se não, torna ainda mais o máximo de emprego.”
“Basicamente, diz ao Fed que você não tem desculpa, além do possível risco de contágio da Rússia e da Ucrânia. Você não tem desculpa para não se esforçar nesse problema de inflação.”
JJ KINAHAN, ESTRATEGISTA CHEFE DE MERCADO, TD AMERITRADE, CHICAGO
“Se o presidente Powell fosse à frente do Congresso novamente hoje, não acho que ele mudaria nada do que disse nos últimos dois dias.
“Nos últimos dois relatórios (desemprego) ficamos um pouco desapontados às vezes com alguns dos números. Este é um tipo de noite que um pouco em termos é realmente um número explosivo.
“Se a Ucrânia não estivesse lá fora, este relatório estaria nos dizendo que a economia está muito quente. Sem a Ucrânia, provavelmente haveria mais pressão para aumentar a taxa de 50 pontos base do que haverá com a Ucrânia”.
BRIAN JACOBSEN, ESTRATEGISTA SÊNIOR DE INVESTIMENTOS PARA SOLUÇÕES MULTI-ASSET, ALLSPRING GLOBAL INVESTMENTS (e-mail)
“Há muito o que gostar no relatório da situação do emprego, exceto que os salários ainda estão aquém dos aumentos dos preços ao consumidor. Com os preços mais altos dos alimentos e dos combustíveis, os orçamentos dos consumidores ainda estarão sob pressão. neste conflito”.
MICHAEL PEARCE, ECONOMISTA SÊNIOR DOS EUA, ECONOMIA DO CAPITAL
“O ganho de 678.000 mais forte do que o esperado nas folhas de pagamento não-agrícolas em fevereiro e as revisões para cima dos ganhos dos meses anteriores são outro sinal de que a economia real tem um impulso considerável, com a onda Omicron tendo surpreendentemente pouco impacto. Isso dará ao Fed mais confiança para avançar com sua política planejada de aperto, mas, com o crescimento salarial agora se estabilizando, há indiscutivelmente menos pressão para as autoridades anteciparem uma série agressiva de aumentos de juros nos próximos meses.”
“A grande surpresa neste relatório foi o salário médio por hora, que permaneceu inalterado em fevereiro, com a taxa anual caindo de 5,7% para 5,1%. Com a composição dos ganhos da folha de pagamento de base ampla, a maior parte dessa desaceleração parece refletir um alívio genuíno das pressões salariais. Embora isso possa parecer em desacordo com a queda da taxa de desemprego, as taxas de abertura de empregos e demissões e evidências de pesquisas mais amplas sugeriram que a escassez de mão de obra está se estabilizando um pouco, o que é consistente com a estabilização do crescimento salarial. ”
SAM STOVALL, ESTRATEGISTA-CHEFE DE INVESTIMENTOS, CFRA RESEARCH, NOVA YORK
“Já existem preocupações com a crise na Ucrânia e isso colocaria pressão adicional sob o Fed para ser mais agressivo por causa do número de empregos sendo adicionados e da taxa de desemprego caindo, o que poderia pressionar mais o crescimento dos salários. os ganhos médios por hora chegaram abaixo do esperado, o que fez com que os investidores suspirassem de alívio.”
“Ainda temos que ver uma capitulação nos preços das ações e precisaremos ver isso antes de podermos dizer que o pior já passou.”
“Vimos os rendimentos dos títulos inicialmente caírem e estão em 1,78% agora para os 10 anos e isso na verdade tem apoiado mais setores orientados ao crescimento por causa da fuga dos investidores para a segurança. ao mesmo tempo em que estamos vendo um aumento nos preços do petróleo, aumento da inflação e o início esperado de um ciclo de aperto das taxas, isso também ameaça uma curva de rendimento achatada, o que geralmente não é um bom sinal para os mercados.”
PETER CARDILLO, ECONOMISTA CHEFE DE MERCADO, SPARTAN CAPITAL SECURITIES, NOVA YORK
“A boa notícia é que os salários por hora ficaram estáveis e subiram 5,1% anualmente, o que ainda é alto, mas os números de hoje parecem estar diminuindo o medo da inflação salarial. Isso é algo que o Fed obviamente analisa com muito cuidado.”
“É um relatório forte, sem dúvida, nenhum aumento adicional nos salários por hora sugere que o crescimento salarial que vimos pode estar parando.”
“O desemprego caiu para 3,8% e a taxa de participação subiu um pouco.”
“Aquele ponto de interrogação – onde estão todas essas pessoas e por que elas não voltam ao trabalho? Agora que a taxa de participação está subindo, significa que as pessoas estão retornando à força de trabalho.”
“Isso não muda o quadro para março. Mesmo devido às circunstâncias atuais, o Fed não pode arriscar não aumentar as taxas. Eles vão perseguir uma taxa de aumento dovish este mês, nada que possa voltar a assombrá-los devido à situação geopolítica.”
“A chave agora é o preço do petróleo. Se o preço do petróleo continuar subindo, o Fed terá que se tornar mais agressivo. A inflação de commodities pode chegar a um ponto em que pode ser prejudicial ao crescimento econômico.”
THOMAS HAYES, PRESIDENTE E MEMBRO GERENTE, GREAT HILL CAPITAL LLC, NOVA YORK
“O número é fantástico. Até a fabricação foi quase duas vezes melhor do que o esperado, e a média de horas semanais aumentou. Em suma, ver a taxa de desemprego cair também é positivo e dá ao presidente Powell a luz verde para seguir em frente com seu corte de 25 bps na próxima reunião, apesar dos ventos contrários geopolíticos. Isso mostra que o COVID está em grande parte no espelho retrovisor, a recuperação é robusta e, à medida que trabalhamos com ventos contrários geopolíticos, essa economia pode rugir.”
“A coisa mais importante neste relatório é que o salário médio por hora veio muito abaixo do esperado. Estamos vendo os efeitos de base começarem a aparecer e as pessoas que estão com medo da inflação começarão a ver algum alívio nos próximos meses, à medida que mais oferta de mão de obra chega ao mercado. Vimos a taxa de participação da força de trabalho aumentar, isso deixará um pouco da pressão dos preços salariais e os números da inflação em geral devem começar a melhorar nos próximos meses… talvez veremos algum alívio nos preços e salários no verão.”
“Mas a questão-chave é o salário médio por hora, que é um alívio para todos preocupados com a inflação. Apesar da recuperação robusta, o COVID parece estar diminuindo e estamos começando a obter números que mostram moderação da inflação”.
CHRIS ZACCARELLI, CHIEF INVESTMENT OFFER, INDEPENDENT ADVISOR ALLIANCE, CHARLOTTE, NC
“É um relatório muito forte. Será ofuscado pelos eventos na Ucrânia e outro sinal de que o mercado de trabalho está aquecido e que o Fed precisa agir mais rapidamente para começar a aumentar as taxas”, disse.
“Não há dúvida de que temos um mercado de trabalho aquecido e inflação alta. Independentemente do que está acontecendo na Ucrânia, o Fed deve agir rapidamente.”
(Compilado pela equipe global de notícias de última hora de finanças e mercados)
No Comment! Be the first one.