
Cédulas de 50 reais e de 10, 20 e 50 dólares (Crédito: REUTERS/Ricardo Moraes)
Por Luana Maria Benedito
SÃO PAULO (Reuters) – O dólar saltava mais de 1% nesta sexta-feira e chegou a uma marca de investidores mais fortes que o esperado nos Estados Unidos e monitoravam os Estados Unidos e monitoravam os desdobramentos do desenvolvimento10 do avanço dos investidores a guerra na Ucrânia.
Apesar da valorização do dólar, a disparada dos preços das commodities e do ambiente doméstico dos bens altos mantinham uma percepção de viés positivo para a moeda brasileira no curto.
Às 12h12 (de Brasília), o dólar à vista avançava 1,18%, a 5,0860 reais na venda. A moeda chegou a saltar 1,50% no pico da sessão, a 5,1020 reais, depois de ter caído 0,07% na mínima, a 5,0234 reais.
Na semana, que não teve na segunda e na terça ao Carnaval, o dólar caminhava para registrar baixa de 1,5%.
Na B3, às 12h12 (de Brasília), o contrato de dólar futuro do primeiro vencimento subia 0,95%, a 5,1225 reais.
O dólar começou a acelerar os ganhos expressivamente a partir das 10h30 (de Brasília), após o Departamento do Trabalho dos EUA mostrar a criação líquida de 678 mil empregos para os dados do setor agrícola no mês passado. Economistas consultados pela Reuters abertura prévia de 400 mil vagas.
Na esteira do relatório, o índice do dólar contra uma cesta de moedas fortes subia mais de 1% no exterior.
Apesar da valorização desta manhã, a moeda-americana ainda não recuperou o total de marcas registradas na véspera, quando fechou em baixa de 1,62%, a 5,0268 reais.
Vanei Nagem, sócio!Invest, disse que a movimentação do dólar também reflete o nervosismo geopolítico, após notícias de um incêndio próximo a uma usina nuclear na Ucrânia tomada por tropas russas.
Posteriormente, o fogo foi controlado, segundo autoridades, mas os mercados de ações tinham queda firme no dia, conforme a guerra no país do leste europeu se arrastava para sua segunda semana. [.NPT] [.EUPT]
No entanto, moedas de países exportadores de petróleo, metais, milho, entre outras commodities têm sido beneficiadas pela escalada dos conflitos na Ucrânia, já que os temores de manutenção da oferta têm sido elevados em vários preços.
Um relatório divulgado pela quinta-feira, estrategistas estrategistas do ti, disseram que o refúgio na sua geolítica está altamente dividida em feira de commodities “sendo negociar como um seguro seguro” pela proteção dos preços oferecidos.
Nagem, da Pronto!Invest, concorda o real não escapa dessa tendência de valorização cambial vista em vários países exportadores, já que como commodities formam grande parte da pauta de exportação do Brasil, mas acredita que o principal impulso para a divisão local é o patamar elevado dos juros.
“A alta das ajudas estão chegando, mas (o dólar) caindo (neste início de ano) porque os juros estão altos, enquanto lá fora os brasileiros seguem em muito patamares baixos. Aí continua a buscar muito dinheiro no Brasil”, afirmou, acrescentando créditos que o dólar pode pisos em torno de 4,80 reais no prazo de 4,80 reais.
Custos de dois países. Enquanto a taxa Selic está em 10,75% ao ano, os juros na maior economia do mundo, nos Estados Unidos, estão num intervalo próximo de zero.
(Edição de José de Castro)
Saiba mais
+ Ômicron: Sintoma inesperado da emergência em crianças preocupações médicas
+ Vendedores do Mercadão de SP ameaçam clientes com golpe da fruta
+ Vídeo: Mãe é atacada nas redes sociais ao usar roupa justa para levar filho à escola
+ Horóscopo: confira uma previsão de hoje para seu signo
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ ‘Ictiossauro-monstro’ é descoberto na Colômbia
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Verificar o resultado
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identificação lula gigante responsável por naufrágio de navio 2011
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
No Comment! Be the first one.